1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Angela-Merkel-and-Barack--009Alemanha - Opera Mundi - O governo alemão anunciou que expulsou nesta quinta-feira (10/07) o chefe norte-americano responsável pelos serviços secretos da embaixada dos EUA em Berlim, após suspeita de espionagem por parte dos norte-americanos na última semana no país europeu.


"A solicitação foi feita pelos meses que passaram sem respostas sobre as atividades dos serviços secretos dos EUA na Alemanha", justificou o porta-voz da chancelaria alemã, Steffen Seibert.

Para manter esse tipo de relação bilateral é "necessária a confiança mútua e a transparência", o que Berlim "espera de seus parceiros mais próximos", acrescentou Seibert.

Em resposta, a Casa Branca não comentou as suspeitas e apenas ressaltou que é "muito importante" que os Estados Unidos e a Alemanha continuem sua cooperação em todos os setores, apesar da decisão do governo de liderado por Angela Merkel.

"É essencial que a nossa estreita cooperação com nossos parceiros alemães prossiga em todos os domínios", escreveu a embaixada norte-americana em comunicado.

Ontem, as autoridades alemãs anunciaram que estavam investigando uma nova suspeita de espionagem por parte de Washington e já haviam pedido a “retirada imediata dos funcionários da embaixada dos EUA envolvidos no caso”. Merkel – que já teve seu telefone grampeado pelos EUA – qualificou as denúncias de espionagem como "muito graves".

De acordo com a imprensa alemã, o episódio seria ainda mais grave do que a descoberta de um agente duplo que trabalhava para a CIA e que foi preso na semana passada no país. O suspeito teria vendido 218 documentos por cerca de €25 mil para um serviço secreto norte-americano ao longo de dois anos de espionagem.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.