1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

dronesEstados Unidos - Russia Today - [Tradução do Diário Liberdade] A Força Aérea dos EUA implantou dois avançados veículos aéreos não tripulados Global Hawk na base de Misawa, no norte do Japão, o que permitirá a Washington observar as ações da Coreia do Norte e os movimentos dos barcos chineses.


Os dois drones foram transferidos esta semana da base estadunidense na ilha de Guam, informa o jornal 'The Independent'. Os aviões não tripulados permanecerão em Misawa até outubro, quando acaba a temporada de tufões em Guam, afirmou o comandante das forças estadunidenses no Japão, general Sam Angelella.

O alto comandante militar não especificou que tipo de missões se encarregarão os Global Hawk em sua nova localização, limitando-se a dizer que suas "capacidades são bem conhecidas". Ambos os drones podem realizar voos longos, subir a uma altitude de 18 quilômetros e seguir o seu alvo mais de 24 horas consecutivas, especifica o general.

O posicionamento dos Global Hawk no Japão pretende demonstrar o compromisso de Washington com a segurança da Ásia, no entanto é pouco provável que tal atitude agrade Coreia do Norte e China. Graças a estes drones os EUA podem controlar melhor a atividade nas instalações nucleares da Coreia do Norte e observar os movimentos da Marinha chinesa, em particular na zona das ilhas em disputa.

Cabe mencionar que em abril, durante sua visita ao Japão, o presidente dos EUA Barack Obama confirmou que as ilhas Senkaku (Diaoyu, em chinês) – que são objeto de uma disputa territorial entre Japão e China – estão sujeitas a um pacto de segurança conjunto entre EUA e Japão, assinado em 1960.

Isso significa que em caso de agressão contra Senkaku, os EUA considerará como uma ameaça à sua segurança nacional e atuará nesse sentido de acordo com as suas próprias disposições constitucionais. Além disso, Obama deu ênfase em que os EUA "não permitirá nenhuma tentativa de debilitar o controle do Japão sobre Senkaku".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.