1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

160414 antifasUcrânia - Redecastorphoto - Em dez cidades na região de Donbass (principalmente na oblast [província] de Donetsk) na Ucrânia, os principais prédios do governo estão sob controle de ativistas pró-federalização.


O prazo de um segundo ultimato de Kiev, contra os ativistas, já se esgotou, e nada aconteceu. Foi lançado depois que o diretor da CIA, Brennan, esteve em Kiev e transmitiu as ordens de Obama para atacar.

Essa manhã, o governo golpista de Kiev substituiu (pela segunda vez) o comandante da polícia antiterror, sem qualquer explicação. Pode-se assumir que o demitido recusou-se a obedecer ordens para atacar os manifestantes no leste da Ucrânia. O ministro da Defesa disse que várias unidades militares que avançavam rumo leste haviam sido detidas pela população de vilas e cidades ao longo das estradas. Vídeos mostraram unidades de artilharia, armadas com mísseis Katiusha, que estariam se deslocando para o leste. Não acredito que venham a ser usadas contra manifestantes civis. É preciso ter infantaria para desalojar manifestantes, mas acho pouco provável que Kiev encontre qualquer unidade regular de soldados que aceite essa missão.

O "presidente" golpista converteu-se em piada do dia, quando sugeriu que a ONU enviasse "soldados da paz" para varrer os "terroristas" das cidades do leste da Ucrânia.

O presidente interino da Ucrânia, Oleksandr Turchynov pediu a presença de soldados da paz da ONU no leste do país, onde militantes pró-Rússia ocuparam prédios em cerca de dez cidades.

Em conversa por telefone com o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki Moon, Turchynov sugeriu que uma "operação antiterroristas" poderia ser organizada em conjunto, pelas forças de segurança ucranianas e soldados da paz da ONU, segundo a página oficial de Turchynov.

O Conselho de Segurança teria de reunir-se para tomar essa decisão, e a Rússia (e a China) só concordariam se a missão fosse composta de soldados soviéticos. Os quais, aliás, têm a vantagem de estar próximos e poderem começar rapidamente o serviço [risos].

Embora a imprensa-empresa fale muito da questão da língua russa versus língua ucraniana, há outra importante diferença entre leste e oeste da Ucrânia: o sul é predominantemente russo-ortodoxo; e o oeste da Ucrânia é católico. Nos últimos dias, vários clérigos ortodoxos foram vistos entre os manifestantes nas ruas do leste. A diferença pode parecer insignificante para quem cresceu em sociedades ''ocidentais'', seculares. Mas há importantes diferenças nas crenças e no ethos dessas duas igrejas. A fé dos ortodoxos parece mais forte e mais intensa que a dos católicos do catolicismo de hoje.

Essa semana, do Domingo de Ramos ao Domingo da Páscoa, é a semana santa dos ortodoxos. A Páscoa é o principal feriado santificado do ano. Ataque contra o leste, durante essa semana será visto como ofensa grave no campo religioso; a reação será ainda mais empenhada. Não só a reação dos ucranianos, mas a reação também dos russos. Os mineiros e os metalúrgicos que trabalham na região de Donbass ainda não se manifestaram em grandes números contra o governo golpista de Kiev. Um ataque agora com certeza os fará reagir fortemente. Provavelmente, será o fim dos golpistas de Kiev.

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu.

Fonte original: Moon of Alabama.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.