1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

270813 google-palestine-730x329 copy siPalestina - Opera Mundi - Página já voltou ao ar; empresa diz que usuários eram redirecionados para outro site.


O domínio do Google na Palestina foi invadido por hackers nesta segunda-feira (26/08) e teve sua página inicial substituída por uma mensagem fazendo objeção às fronteiras de Israel no Google Maps - de acordo com os hackers, o nome do país é Palestina.

“Tio Google, estamos mandando oi da Palestina para lembrá-lo de que o país no Google Maps não se chama Israel. Chama-se Palestina”, dizia a mensagem, publicada em inglês no original. O Google.ps, desfigurado, foi renomeado pelos hackers como “Google Owned” (algo como “Google Possuído”). A página foi suspensa após o ataque, mas já voltou ao normal.

Em maio, o Google gerou controvérsia ao trocar o nome da página de busca da região de “territórios palestinos” para “Palestina”. Autoridades israelenses condenaram a medida à época.

Além da mensagem, os hackers também publicaram uma imagem do Google Maps com os contornos de Israel, da Cisjordânia e de Gaza, mas não descrevia o território palestino. A foto estava acompanhada da frase “#Pergunta: o que aconteceria se mudássemos o nome do país de Israel para Palestina no Google Maps? Seria uma revolução”.

“Então ouçam Rihanna e sejam legais :P”, concluíram os hackers, que assinaram as publicações como Dod, Hij@ker, alzher, Mr_AnarShi-T, and toxico-dz.

O Google, entretanto, afirma que seus servidores não foram hackeados, mas que o domínio do site na Palestina foi sequestrado, direcionando os usuários para um outro endereço virtual, supostamente baseado no Marrocos.

“Houve um problema com o registro DNS na Palestina. Como resultado, alguns usuários que visitaram o google.ps e outros endereços na web foram redirecionados para um site diferente. O assunto parece estar resolvido”, disse Ramy Kandil, executivo de relações públicas do Google no Oriente Médio e no norte da África, ao canal Al Arabiya.

De acordo com o site de tecnologia ZDNet, depois da tentativa bem-sucedida de sequestro do DNS, a página inicial do buscador foi redirecionada para um servidor baseado no Marrocos. O portal de notícias também afirmou que verificou o provedor e confirmou que o domínio Google.ps permaneceu sob a posse do Google dos EUA em Mountain View, na Califórnia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.