1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

130306 palestinaPalestina - Ópera Mundi - Dois ônibus da companhia israelense Afikrim, que nesta segunda-feira (04/03) inaugurou duas linhas destinadas unicamente ao transporte de palestinos, foram incendiados na mesma noite em Kafr Qasim, cidade israelense de 17 mil pessoas com maioria árabe, situada perto da fronteira. 


Não houve feridos e a polícia investiga o caso como incêndio criminoso. Os ônibus são utilizados por palestinos que moram na Cisjordânia e trabalham na zona metropolitana de Israel, mas partem de assentamentos judaicos em territórios anexados pelo Estado judeu. Assim, os palestinos – mesmo que com posse de vistos de entrada – precisam passar pelo posto de controle de Eyal, ao norte da cidade de Qalqilya, e pegar os ônibus até Israel. Vários acabavam usando meios de transporte privados até os postos, os quais, segundo o Ministério de Transporte, operavam sem licença e cobravam mais do que os públicos.

Vários grupos de direitos humanos de Israel têm denunciado, porém, que a criação das novas linhas obedece a queixas de colonos que também fazem diariamente a viagem e não querem compartilhar os meios de transporte com palestinos.

O Ministério garante que simplesmente reforçou um serviço que mostrava maior demanda por passageiros palestinos. Ainda assim, não existe uma política oficial que impeça o uso dos ônibus por uma população ou outra.

Para a presidente do partido Meretz, Zehava Gal-On, a segregação entre passageiros judeus e palestinos “tem toda a aparência de um apartheid. E não há uma forma mais educada ou agradável de descrevê-lo”.

Protestos no primeiro dia de funcionamento das novas linhas foram motivados pelo fato de vários ônibus estarem completamente cheios, fato respondido pelo Ministério com a decisão de reforçar com mais veículos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.