1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

040313 Donostia-917UdalbiltzaEuskal Herria - ASEH - A instituição nacional formada por eleitos municipais volta a andar, depois do parêntesis da repressão e da ilegalização. Fá-lo com os mesmos objectivos da sua fundação, aprovados no Palácio Euskalduna (Bilbau), em 1999, e com uma direcção liderada por Mertxe Aizpurua, autarca de Usurbil (Gipuscoa).


A assembleia de hoje em Donostia, em que participaram os mais de 1200 eleitos que aderiram à convocatória, aprovou também a restante equipa, designada Nazio Gobernua e formada por 19 pessoas representativas de diversas ideologias e herrialdes.
 
Aizpurua referiu-se a autarcas como Fortunato Agirre e José Luis Elkoro, que lideraram as iniciativas municipais de 1931 e 1976, respectivamente. Sublinhou que se apoia em tudo isso para continuar a avançar em direcção aos objectivos. «Existem outras organizações municipais, mas Udalbiltza é mais que isso, é um instrumento de coesão de Euskal Herria», destacou a nova presidente.
 
Depois de recordar os cinco princípios fundacionais do Euskalduna, acrescentou que assume o compromisso de liderar uma instituição participativa, transparente e aberta, na qual «as portas estarão sempre abertas a quem quiser trabalhar por Euskal Herria». Promete também «humildade» para colaborar com outros agentes. E concluiu com um apelo ao envolvimento de todos: «Vale a pena e é uma necessidade».
 
Como vice-presidentes da Udalbiltza foram eleitdos Iratxe López de Aberasturi (Gasteiz), Maite Iturre (Baztan) e Daniel Olzomendi (Izura).
 
Especialmente emotivo foi o reconhecimento às anteriores direcções da Udalbiltza, encarnado em Loren Arkotxa, que foi seu presidente até à operação policial de 2003, e que foi recebido com uma tremenda ovação, tal como Jesús Mari Agirrezabalaga, antigo vice-presidente da Udalbiltza-Udalbide.
 
De forma simbólica, entregaram a «makila» de comando a Mertxe Aizpurua, «uma makila que não se compra numa loja, mas que está cheia de sentimento e de energia», salientou Arkotxa.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.