1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

021012 bloqueioCubaCuba - Prensa Latina - Barbados, Trinidad e Tobago, Sri Lanka, Síria e Angola se somaram hoje à insistente reivindicação apresentada diante da Assembleia Geral das Nações Unidas pelo fim do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba.


Em um discurso diante do plenário deste órgão, o chanceler e ministro de Comércio Exterior barbadense, Maxine McClean, lembrou da maioria esmagadora de países membros da ONU que se opõem a este cerco.

Trata-se de uma imposição unilateral que persistiu durante muito tempo, disse o titular para o plenário do máximo corpo das Nações Unidas.

Essa situação merece uma solução imediata para acabar com as privações e sofrimentos desnecessários que o bloqueio ocasionou ao povo cubano, indicou McClean.

Na mesma sessão matutina desta segunda-feira, o chanceler de Trinidad e Tobago, Winston Dookeran, destacou o interesse dos Estados do Caribe de completar a reintegração de Cuba como um sócio igual dentro do sistema internacional.

Mas, assinalou que para alcançar este empenho tem que acabar com o bloqueio norte-americano contra a ilha, o qual qualificou de anacronismo e exigiu o seu fim.

Por sua parte, o chanceler do Sri Lanka, Gamini Lakshman Peiris, reiterou o respaldo de seu país para a resolução das Nações Unidas que exige o fim do bloqueio dos Estados Unidos a Cuba.

As sanções unilaterais dessa natureza causam danos ao povo e não devem ter lugar dentro das modernas relações internacionais atuais, apontou.

As denúncias contra a imposição norte-americana foram destacadas também pelo vice-primeiro ministro e chanceler da Síria, Walid al-Moallem, quem exigiu seu fim.

No último turno da sessão da manhã, o representante permanente de Angola para a ONU, Ismael Gaspar Martins, insistiu em que o cerco estadunidense a Cuba viola as regras de direito internacional.

Durante décadas essa medida tem sido um grande obstáculo para o desenvolvimento da ilha e para a melhoria do nível de vida de seu povo, disse.

Angola reitera sua posição de princípio para que se ponha fim a este bloqueio de conformidade com as resoluções aprovadas pelas Nações Unidas, concluiu o embaixador angolano.

Via Adital

Foto: Blog do Miro


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.