1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

mani galiza catalunhaPaísos Cataláns - PCO - O nacionalismo independentista é um duro golpe para o reacionário Reino Espanhol, mas a Catalunha continua controlada pelo imperialismo. Esse controle somente poderá ser quebrado pelo avanço da organização independente das massas trabalhadoras.


Os planos de austeridade de Rajoy têm cumprido um papel altamente desagregador sobre as comunidades.

O próprio governo do conservador de Artur Mas, da CiU (Convergència i Unió), teve que se deslocar a posições mais abertamente nacionalistas após ter solicitado o resgate da comunidade, por €  5 bilhões, e acusado o sistema de repasse de impostos.

O acirramento nacionalista começou a aumentar em 2010, quando o PP (Partido Popular), hoje no poder, rejeitou o novo estatuto autonômico, devido aos votos contrário do PP, que tinha sido aprovado pelo parlamento regional.

As manifestações do 11 de setembro levaram à lona as políticas autonomistas do Reino Espanhol, assim como as políticas de austeridade impostas pelo imperialismo, que significam um forte repasse do peso da crise para as comunidades.

A direita, liderada por Mas, tem buscado capitalizar o movimento independentista, no qual é ajudado pelos principais partidos burgueses catalãs ao direcionar as reinvindicações por vias institucionais para pressionar a CiU para que convoque um referendo no Parlamento Catalão – os socialdemocratas nacionalistas da Esquerra Republicana de Catalunya, os neoliberais independentistas da Solidaritat Independentista e a direção que domina a própria ANC. Ao mesmo tempo, esta política centra as reinvindicações na Catalunha, deixando de lado o conjunto dos Países Catalães – o País Valenciano, Ilhas Baleares, Faixa de Ponte, Andorra (hoje um país independente), Algueiro (hoje na Itália), Catalunha do Norte (hoje na França) e El Carxe.

A política independentista dos partidos burgueses é um duro golpe para o reacionário Reino Espanhol, mas continua enquadrada dentro dos parâmetros imperialistas da UE (União Europeia), o que somente poderá ser quebrado pelo avanço da organização independente das massas trabalhadoras catalãs.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.