1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

2050912 aviaoEsculca - Funcionários estadounidenses impeden a saída de Barajas (Madird) de pessoas com destino a países como Cuba, México ou o Canadá se consideram que podem constituir um perigo para os EUA. As companhias aéreas são obrigadas a introduzir dados dos passageiros no sistema informático e os EUA bloqueiam a emissão da passagem das pessoas que consideram suspeitas.


Hernando Calvo Ospina, jornalista colombiano de 51 anos, colaborador de Le Monde Diplomatique e residente desde faz 25 em Paris, ficou o passado 6 de maio em terra, no aeroporto de Madrid-Barajas, porque um funcionário da Embaixada estadounidense lhe impediu embarcar a um terceiro país: Cuba. Um voo directo a La Habana que não fazia escala nos Estados Unidos. Ele conta-o assim: "Pediu-me o passaporte e disse-me que não podia subir ao avião porque a rota sobrevoava durante uns minutos o espaço aéreo estadounidense e eu estava numa lista de pessoas que podem atentar contra os EUA. Eu fizera esse mesmo voo em outubro do ano passado e não me passou nada".

Os EUA e a Comissão Européia assinaram o passado dezembro um acordo "aprovado em abril pelo Parlamento Europeu" que obriga as companhias aéreas europeias a fornecerem ao Departamento de Segurança do Território Nacional estadounidense dados de passageiros, mas apenas de voos com origem ou destino nos EUA. O acordo, conhecido como PNR (de registro de dados de passageiros) não seria aplicábel, portanto, a este caso. Que ocorre então? As autoridades norteamericanas exigem unilateralmente desde março a todas as aerolíneas europeias, através do programa Secure flight overflight, que enviem antes da saída do vóo o nome, a data de nascimento e o sexo dos passageiros de aviões que sobrevoem o espaço dos Estados Unidos.

Foto: Oblogdoarteautismo


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.