1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

210912 barack-obamaEstados Unidos - Prensa Latina - A política para o Oriente Médio anunciada pelo presidente Barack Obama no Egito em 2009 colapsou neste mês, uma semana após o aniversário do 11 de setembro, afirmou hoje o diário The Washington Post.


O presidente anunciou seu projeto no Cairo no dia 4 de junho de 2009, como peça central da diplomacia da Casa Branca para o Levante.

A política constituía uma profundo reaproximação com o mundo islâmico, com o objetivo de consertar os danos brutais que a administração de George W. Bush fez às relações com os países da região, acrescenta o jornal. Aos muçulmanos o presidente prometeu, nessa ocasião, um novo começo nos vínculos bilaterais, sobre a base do respeito mútuo.

Obama tentou consertar a imagem do Governo dos Estados Unidos, que após o 11 de setembro de 2001 impôs sua vontade nessa zona com arrogância e presunção, acrescentou o jornal.

Mas três anos após o discurso no Cairo, a política exterior do chefe da Casa Branca sofreu um colapso de dimensões épicas e a administração, confusa, culpa um filme de 14 minutos que ninguém viu e que inclusive pode nem existir, acrescenta. O jornal afirma que o mundo islâmico está convulsionado com uma explosão de antiamericanismo, e da Tunísia até Líbano, as escolas, negócios e instalações diplomáticas estadunidenses estão ameaçados, e quatro funcionários do governo estadunidenses morreram na Líbia.

Pergunta-se se o presidente admitirá que as premissas de sua doutrina eram altamente ingênuas e que sua política desgastou a influência dos Estados Unidos na região.

A publicação questiona que outra coisa Obama pode fazer, e recorda que na Convenção Nacional Democrata celebrada no início de setembro, o partido no Governo se felicitou pelos sucessos na política externa da atual administração.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.