1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

210912 concentracio-48704Paísos Cataláns - Llibertat - [Tradução do Diário Liberdade] Milhares de pessoas concentraram-se no serão desta quinta-feira na praça Sant Jaume de Barcelona para reafirmar o clamor independentista da manifestação multitudinària da Festa de 11 de Setembro.


A concentração, convocada pela Assembleia Nacional Catalã (ANC), celebrou-se com motivo da chegada do presidente da Generalitat da Catalunha, Artur Mas, a Barcelona depois do seu encontro com o presidente espanhol, Mariano Rajói, na Moncloa. Uma reunião que serviu a Mas por verificar que o pacto fiscal é um "caminho fechado", segundo afirmou ele próprio na posterior rolda de imprensa que realizou desde a delegação do Governo em Madrid.

A ANC convocou a concentração para deixar claro a Mas que "o espírito do 11-S seguirá vivo até o dia que consigamos o estado próprio". À convocatória vai se acrescentar a Joventut Nacionalista de Catalunya [JNC - juventudes de CDdC, um dos partidos da coalizão nacionalista neoliberal que governa atualmente a Catalunha, a CiU], mas no seu caso para dar apoio a Mas com os cartazes "#totsambelpresident" e "Catalonia is not Spain".

Quem também exprimiu o seu apoio a Mas foi Òmnium Cultural. Representantes da entidade e outras personalidades como Isona Passola, Ventura Pons, Xavier Rubert de Ventós, Jaume Sobrequés, Salvador Giner ou Vicent Sanchis receberam o presidente quando este saiu do Palácio da Generalitat e cantaram o Hino Catalão, Els Segadors.

Não o fizeram os representantes da ANC. Ainda, a assembleia tem remarcado num comunicado que a concentração era para recordar a Mas "que o clamor de 11 de Setembro é inequivocamenet independentista". "A ANC convocou a concentração para deixar claro que os catalães saíram à rua neste 11 de Setembro para que Catalunha seja o próximo estado da Europa e para reclamar ao Governo catalão que atue em consequência", manifesta.

Em declarações aos meios, a presidenta da ANC, Carme Forcadell, recordou a Mas que "agora sim, sem dilação, faz falta começar o caminho para a independência". "Se alguém tinha alguma dúvida, hoje dissipou-se, e não se pode esperar mais", afirmou.

Milhares de pessoas, até 4.000 segundo a Guarda Urbana de Barcelona, lotaram a Praça Sant Jaume a partir das sete do serão inundando o espaço de 'estelades' (a bandeira independentista catalã) e gritos a favor da independência. Um protesto difundido através das redes sociais a partir do meio dia de ontem.

Foto: Llibertat


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.