1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

260410_ppcc.jpegRacó Català - Reúne portanto mais votos do que quatro dos seis partidos políticos do Parlamento de Catalunha, com menos da metade do recenseamento, e com uma participação no 25-A à roda dos 20%. 


Mais de meio milhão de catalães votaram já em alguma das três convocatórias de consulta sobre a independência da Catalunha que se realizaram no 13-D (Arenys de Munt incluído), no 28-F ou neste 25-A, e mais de 90% optou pelo "Sim" à independência. Isto representa aproximadamente 22% do total dos cidadãos que tinham direito a voto, uns 2.3 milhões, que são todos os registrados em algum dos 461 concelhos que fizeram a consulta, maiores de 16 anos (incluídos cidadãos de fora do Estado espanhol).

Se compararmos com as últimas eleições ao Parlamento, é salientável que sem ter feito a consulta em todos os municípios do Principat (falta mais de metade do recenseamento), as consultas independentistas ultrapassam já 4 dos 6 partidos políticos que têm representação a nível catalão, um número que só é ultrapassado pelo PSC e CiU, restando ainda consultas, especialmente a de Barcelona, que afectará 1.5 milhões de pessoas. Precisamente hoje, da Coordenadora de Consultas, pediu-se "respeito" por todo este processo, já que mais de meio milhão de catalães se pronunciaram numas consultas não vinculativas, sem publicidade nem financiamento oficial; consultas que mobilizaram uns 30.000 voluntários que trabalharam sem qualquer remuneração económica.

Segundo o porta-voz da Coordenadora, Uriel Bertran, a consulta deste 25-A "dá definitivamente um carácter nacional" ao processo, já que implicou fazê-la em capitais de comarca como Réus, Lleida, Manresa, Girona ou Granollers. Neste senso, disse que tudo somado é mais um passo para "fortalecer e consolidar a grande consulta sobre a independência em Barcelona em Abril de 2011".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.