1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

250410_beirute1.jpg DL [Ângelo Meraio] - Neste 25 de Abril o Líbano também marchou pela liberdade.  Milhares de pessoas saíram às ruas de Beirute para reclamarem o secularismo do Estado e o fim do sistema sectário  que rege a vida política e social do país.


No protesto popular participaram libanesas e libaneses de todas as idades e identidades.  Com o especial protagonismo dos jovens e a destacável liderança das mulheres, entoaram-se palavras de ordem por direitos civis como o casamento ou a igualdade da mulher na transmissão da cidadania (direito que hoje só possuem os homens).

Na marcha que percorreu as ruas do, ainda em reconstrução, centro beiruti, as pessoas participantes mostraram aos governantes e à sociedade libanesa a vontade de mudança existente no povo libanês.

A polícia não permitiu finalizar a manifestação em frente do parlamento da República como assim estava programado. De qualquer maneira as organizações, colectivos sociais (entre eles o LGBTQ) e pessoas individuais que fizeram parte do protesto, não perderam o fôlego e continuaram por mais uma hora concentradas a cerca de 200 metros do parlamento.

Hoje também é uma data histórica para o Líbano, é a primeira vez que se realiza uma manifestação destas características. As reivindicações além de serem básicas, pretendem romper com o marco sócio-político do sectarismo religioso que envolveu o país durante 15   anos (1975-1990) numa destrutiva e dramática guerra civil. Assim líamos nalgum dos cartazes: Direitos civis, não guerra civil!

25 de Abril... sempre! também para o Líbano.

 

250410_beirute2.jpg

250410_beirute_5.jpg

250410_beirute_4.jpg

250410_beirute3.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Crónica e fotos de Ângelo Meraio

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.