1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

[120116 dbReino Unido - Esquerda Diário - Gaston Spur] Acaba de falecer David Bowie depois de uma longo padecimento de câncer com o qual vinha lutando por 18 meses, o informe oficial diz que morreu pacificamente. Segue e em forma de homenagem a resenha de seu ultimo disco.


Ilustração: Gastón Spur

David Bowie a três anos consecutivos, aproveita o dia de seu aniversario, 08 de janeiro para lançar um novo material discográfico, costume que inaugurou com Next Day seu antepenúltimo trabalho de estúdio depois de quase uma década de retiro dos cenários e sem lançar nada novo.

Nesta vez apresenta Blackstar acompanhado de um grupo de jazz no qual se destaca o saxofonista Donny Mc Caslin acopanhado pelo baterista Mark Guiliana, o baixista Tim Lefebvre e o tecladista Jason Lindne, que aportam a incomparável voz de Bowie e segura o necessário para novas canções criando um clima mais que obscuro e caótico ao som pessoal do artista que o liga novamente a vanguarda do rock. Muitos fãs comparam esse trabalho e aproximação ao jazz e a eletrônica com Outsie, disco de 1995 e com sua famosa trilogia Berlinesa ( Low, Heroes e Lodger) realizada ma década 1970, onde viaja no som Krautrock, surgido na Alemanha, corrente musical de rock e eletrônica com grande protagonismo dos sintetizadores.

Produzido pelo próprio Bowie e pelo legendário Tony Visconti, que já acompanhou o trabalho anterior, quem ajudou a organizar e ordenar o som caótico e livre do Jazz dentro do formato canção sem que isto se note ou ao menos aparece um caos controlado.

Antecipando lançamento do disco, em 19 de novembro passado lança seu primeiro vídeo, Blacstar, sob responsabilidade do diretor Johan Reneck, com uma duração de quase 10 minutos onde recorre visualmente e revisita sua própria mitologia em relato fantástico de ficção cientifica onde nos mostra um planeta estranho debaixo de um sol eclipsado onde uma jovem com rabo de felino (cat people) se aproxima de uma caveira de astronauta ( MAJOR Tom?) eleva seu crânio com estranhas incrustação de pedras como uma jóia,o qual seria i, objeto de veneração eculto daquele imaginário mundo. Um novo personagem e soma a galeria de alter-egos que tem criado em toda sua mutante e surpreendente carreira: Bowie aparece com os olhos vendados e com uns botões costurados sobre a venda no lugar dos olhos como uma espécie de profeta que nos oferece uma espécie de bíblia com uma estrela negra em sua topo. Muitos dizem que essa canção esta inspirada nos ataques fundamentalista dos ISIS. No seu segundo vídeo lançado em 7 de dezembro, Lazarus, reaparece este personagem em uma cama de hospital psiquiátrico tendo pesadelos com gente escondida debaixo de sua cama e de um escritório onde escreve freneticamente para depois entrar em um guarda roupa, talvez uma homenagem aos vídeos de Tim Popoe para The Cure ( Lullaby e Close to me) .

A capa a cargo do desenhista Jonathan Barnbrook, autor da capa de Next Day, desta vez nos mostra uma grande estrela negra no centro com um fundo branco com uns hieróglifos estrelas negras despontadas assimetricamente que escrevem BOWIE na parte inferior.

Este disco também tem sido apresentado como um símbolo (★) quando por internet Bowie anunciava seu iminente saída, hoje a poucas horas de ver a luz do é o numero um em distintas plataformas virtuais e rankings musicais mai importantes do rock mundial. Aos 69 anos David Bowie se despede desse mundo com seu ultimo disco, fiel a si mesmo reinventando-se novamente. Adeus DAVID BOWIE, obrigado pela música, teremos muitas saudades e recordar sempre.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.