1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Uut113Japão - Opera Mundi - Para cientistas, conquista 'vale mais do que uma medalha de ouro olímpica', disse ex-presidente do centro de pesquisa, que considera o nome 'japônio'.


Um instituto de pesquisa japonês obteve nesta quinta-feira (31/12) o direito de nomear um novo elemento químico da tabela periódica, o 113º, anunciou a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada, na sigla em inglês).

O centro Riken Nishina (Riken Nishina Center for Accelerator-Based Science, em inglês), ligado ao governo japonês, disputava o direito de descoberta do 113º elemento químico, que tem o nome provisório de unúntrio, com pesquisadores norte-americanos e russos. Em 2012, nove anos após o início das pesquisas, os japoneses chegaram a resultados que comprovaram a existência do elemento.

O centro já declarou que considerava nomear o elemento de “japônio”. Segundo Kosuke Morita, líder do grupo de pesquisa, os pesquisadores se dedicarão durante parte de 2016 para escolher o nome. De acordo com o centro Riken, esta é a primeira vez que cientistas da Ásia descobrem e ganham o direito de nomear um elemento químico.

“Agora que nós demonstramos conclusivamente a existência do elemento 113, planejamos olhar para o território inexplorado do elemento 119 e além”, disse em nota Morita, líder do grupo de pesquisa. O elemento, que é altamente radioativo, existe apenas em laboratório.

O átomo do novo elemento possui 113 prótons em seu núcleo. Isótopos deste elemento têm "vida curta", durando menos de um milionésimo de segundo, o que dificultou sua descoberta. A equipe de Morita conseguiu sintetizar o elemento em três ocasiões com uso de um acelerador de partículas. O método consiste em colidir íons de zinco em uma camada ultrafina de bismuto.

Segundo a agência de notícias AFP, a conquista dos cientistas foi muito celebrada pela mídia japonesa. O país tem uma forte tradição em pesquisas científicas e seus cidadãos já venceram mais de 20 prêmios Nobel em ciências como física, química e medicina - dois deles em 2015.

Também nesta quinta-feira, a IUPAC concedeu os direitos de nomear os elementos 115 e 117 para dois institutos de pesquisa dos Estados Unidos. Um centro russo obteve o direito de nomear o elemento 118. “Para os cientistas, isso [ter reconhecido o direito de descoberta e de nomear o elemento] vale mais do que uma medalha de ouro olímpica”, afirmou à imprensa Ryoji Noyori, ex-presidente do centro Riken e já vencedor do prêmio Nobel de química.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.