1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

060714 estadoUruguai - Diário Liberdade - [Iris Toloni] Estado de sítio é um filme de origem francesa, alemã (na época, ocidental) e italiana, dirigido e roteirizado pelo francês Costa-Gravas (Z – 1968; A confissão – 1970; O quarto poder – 1997) e gravado em 1972 no Chile, autorizado por Salvador Allende.


 

A história é baseada no sequestro – organizado pelo grupo de guerrilheiros uruguaios “Tupamaros” em 1970 – do agente estadunidense Daniel Mitriori, contratado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) a fim de ensinar e treinar a polícia dos países sul-americanos os métodos de tortura, e do cônsul brasileiro Aloysio Gomide.

No filme é citado o envolvimento do governo dos Estados Unidos nas torturas realizadas com presos políticos no Brasil e na intervenção militar em Santo Domingo, capital da República Dominicana.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.