1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

090813 urbanoPortugal - Diário Liberdade - A poucos meses de fazer os 90 anos, hoje morreu em Lisboa Urbano Tavares Rodrigues, reconhecido escritor e velho lutador antifascista português.


Internado no Hospital dos Capuchos de Lisboa há três dias, o jornalista e escritor Urbano Tavares Rodrigues faleceu após uma longa vida dedicada à atividade intelectual não isenta de compromisso político, na luta antifascista durante a ditadura e sempre ligado ao Partido Comunista Português (PCP).

Durante a ditadura salazarista, Urbano Tavares foi afastado do seu trabalho na universidade e obrigado a ir para o exílio, onde se manteve como apoiante da oposição comunista até depois do 25 de abril.

Autor reconhecido de contos, romances, teatro e outros géneros, a sua obra tem traduções em várias línguas, tendo obtido diferentes prémios, como o Ricardo Malheiros da Academia das Ciências de Lisboa ou o Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores.

O seu ativismo político levou-o a conhecer a realidade de numerosos países como representantedo PCP, tendo uma grande cultura e formação intelectual. As suas ideias comunistas acompanharam-no também até ao fim da vida, mantendo o seu apoio a todas as lutas populares durante a atual crise sistémica que mantém Portugal numha situação de empobrecimento e precarização crescentes.

Bom conhecedor da Galiza e da sua literatura, Urbano Tavares simpatizava com a causa da unidade linguística galego-luso-brasileira, tendo colaborado em publicações como a revista Agália.

Urbano Tavares Rodrigues era filho do também escritor Urbano Rodrigues e irmão de Miguel Urbano Rodrigues, colaborador do Diário Liberdade na seção de Opinião. A ele e ao resto da sua família, camaradas e amizades, o Coletivo Editor do DL quer transmitir nestes momentos todo o seu apoio e pesar por tão sensível perda.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.