1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

040513 mandawuy-yunupinguAustrália - Prensa Latina - O líder da emblemática banda australiana Yothu Yindi, Mandawuy Yunupingu, morreu ontem à noite em sua casa da localidade de Yirrkala, ao norte, com 56 anos, informaram hoje meios locais.


De acordo com a rede local ABC, o cantor indígena padecia há anos de problemas renais que afetaram seriamente sua saúde.

Yunupingu é considerado um gigante entre seu povo e uma figura lendária em seu país, destacou seu biógrafo Robert Hillman em uma homenagem da ABC, ao que se somaram figuras como a primeira ministra australiana, Julia Gillard.

O artista foi o primeiro indígena da remota região de Arnhem Land em obter um título universitário e posteriormente o primeiro desta minoria étnica em dirigir uma escola.

Assim, em 1986 fundou a banda Yothu Yindi, um agrupamento que produziu seis álbuns e ganhou seis prêmios ARIA, o principal reconhecimento à música popular nesse país.

Durante sua carreira musical utilizou a música para promover a cultura dos povos originários, marginalizados e discriminados durante décadas na Austrália.

Para Yunupingu, a música era um veículo para conscientizar os australianos sobre a riqueza cultural dos diferentes habitantes do país, pelo qual foi reconhecido em 1992 como Australiano do Ano por seus esforços para aproximar indígenas e não indígenas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.