1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Joe-StrummerOpera Mundi - [Marina Mattar] Dinheiro arrecadado nas apresentações será convertido para projetos de incentivo musical da fundação Strummerville.


Joe Strummer faleceu há exatos dez anos em sua casa no campo no sudoeste da Inglaterra, mas sua vida é celebrada até os dias atuais anualmente por centenas de fãs ao redor do mundo. Do Japão aos Estados Unidos, dezenas de shows neste sábado (22/12) marcam a data com eventos beneficentes para a fundação Strummerville, formada por seus familiares e amigos um ano depois de sua morte.

Com apenas 50 anos, o artista já havia se consolidado como uma das principais referências do punk rock e deixado um importante legado junto à banda The Clash e em seus projetos solos.

A introdução de novas influências musicais ao ritmo britânico que fizeram o sucesso estrondoso do London Calling, terceiro disco da banda, marcou a sua carreira e influenciou gerações posteriores. O filho de ingleses que viveu toda sua juventude em países colonizados misturou reggae, ska, dub, funk, rap e eletrônico com o punk.

À revolta de um jovem punk dos anos 1970 foi se unindo, com os anos, aos temas de injustiça social e fatos marcantes da época como a Guerra do Vietnã e o imperialismo cultural norte-americano. É esse o lema de Straight to Hell (vídeo abaixo), do álbum Combat Rock (1982), e é sob essa influência que o grupo nomeou um de seus discos de Sandinista! em uma clara homenagem a FSLN (Frente de Sandinista de Libertação Nacional), na Nicarágua.

Strummer se envolveu na Liga Anti-Nazista do Partido Socialista dos Trabalhadores no Reino Unido no final dos anos 1970 e depois, na campanha "Rock contra o Racismo". Ambos os grupos, reestruturados nos dias atuais, procuram se opor a organizações neonazistas e xenófobas da Europa.

“Joe foi o motor que ajudou a dar ao punk o seu viés político. Eu tenho uma grande admiração por ele. Suas músicas mais recentes são tão politizadas e nervosas como qualquer outra canção que ele fez com o Clash”, afirmou Billy Bragg, cantor e ativista político. “Sua opinião sobre o Reino Unido multicultural no século XXI está muito além do que a de qualquer outro. Sem Joe, não haveria um Clash politizado e sem o Clash, toda a esfera política do punk estaria, seriamente, prejudicada”

Os ideais socialistas e igualitários que Strummer imprimiu em suas canções não morreram dez anos depois de sua morte por conta do trabalho desenvolvido por parentes e amigos na fundação Strummerville; pelo contrário, sua mensagem adquiriu uma nova conotação e pode atravessar mares.

A organização, baseada no Reino Unido, apoia projetos de incentivo musical a jovens de baixa renda em Serra Leoa e Maláui, mas também no território britânico como uma rádio comunitária em Londres.

Dezenas de shows em diversos países do mundo serão realizados na noite deste sábado (22/12) em homenagem ao compositor. O dinheiro arrecadado será convertido para os projetos da Fundação.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.