1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

180412 teatroEstados Unidos - PCO - Reaberto o primeiro e mais glorioso dos teatros negros, o Teatro Howardque, que na história se transformou numa espécie de porta-voz negro nos EUA


O histórico Teatro Howard, em Washington, DC, foi naugurado em 1910, e em seu auge, o teatro era conhecido como um espaço para disseminação da cultura negra, e foi palco de muitos dos grandes artistas musicais negros do início do século e meados do XX.

O mítico Teatro recebeu no seu palco nomes legendários como Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, Duke Ellington, James Brown e Miles Davis, e renasceu na primeira semana de abril de 2012, mais de um século depois de sua inauguração como primeira sala de concertos para negros.

Na época da inauguração, o Howard foi anunciado como o "Teatro do Povo", e apoiou duas organizações teatrais. Em setembro de 2010 a extensas renovações foram iniciadas para restaurar o teatro à sua antiga glória. O teatro reabriu em 09 de abril de 2012 e tem programação para todo o mês de reabertura, com presença de diversos artistas negros.

Quando foi inaugurado, no dia 22 de Agosto de 1910, o chamado "Broadway negro", 24 anos antes do Teatro Apollo do Harlem, foi proclamado a maior sala de concertos do mundo para negros.

De acordo com professor de história negra americana na Universidade George Washington, Bernard Bemczuk, "era um momento de grande discriminação e violência contra os negros nos Estados Unidos, um período em que, apesar de grandes artistas e intérpretes, não tinham entrada permitida em todos os teatros brancos, pelo que foram obrigados a criar as suas próprias salas".

O professor afirma que o Howard foi o primeiro e o mais glorioso dos teatros negros, e se transformou numa espécie de voz negra no país, fazendo surgir um novo movimento em busca de justiça racial, através das artes cênicas, "o Howard foi o primeiro lugar onde as vozes dos negros encontraram um público receptivo", completa.

Com mais de mil lugares, e uma fachada de inspiração neoclássica, o teatro será cenário de várias apresentações anuais, com espetáculos de jazz, blues e rock, sem esquecer a representação de peças teatrais e concursos musicais. Várias histórias de artistas negros tiveram seu pontapé inicial na sala como Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Marvin Gaye e The Supremes. O público teve a oportunidade de ouvir, também, Sammy Davis Jr, Lionel Hampton, Dizzy Gillespie, dentre outros.

Os levantes negros ocorridos em 1968, que se seguiram ao assassinato de Martin Luther King Jr., forçou as autoridades a fecharem o local. Três anos mais tarde, uma fundação do teatro foi organizada para reabrir o Howard. Em 1975 o teatro foi reaberto.

Em 1980, o teatro foi fechado novamente. Na época, era o mais antigo local no país que contou com artistas negros. Em setembro de 2010, diversas iniciativas foram tomadas para que a restauração do Teatro, culminando em sua reabertura em 09 de abril de 2012.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.