1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

10727185804 fd6a055979 zNepal - Opera Mundi - Sismo foi o pior a atingir a região em 80 anos e causou avalanche no Everest; capital Katmandu foi a mais atingida pelo desastre.


Foto do Australian Department of Foreign Affairs and Trade (CC by/2.0) - Crianças ensaiam terremoto em uma escola do Nepal.

Um forte terremoto de 7,8 graus atingiu o Nepal neste sábado (25/05) e deixou mais mil mortos em quatro diferentes países. A área mais atingida foi a capital, Katmandu, região mais populosa do Nepal.

Citando o Centro Nacional de Operação de Emergência, vinculado ao Ministério do Interior do Nepal, a agência Efe noticiou que há pelo menos 1.400 pessoas mortas por conta do terremoto.

De acordo com o Itamaraty, ainda não há registros de brasileiros entre as vítimas do desastre.

Algumas ruas e vias ao redor da capital, em bairros mais antigos, sofreram mais com o impacto e a queda de edifícios. Os hospitais da capital estão em estado de emergência, e equipes de resgate e voluntários trabalham em busca de sobreviventes.

À medida que anoitecia nas regiões mais atingidas, milhares de pessoas foram para a rua, em frente a suas casas, se preparando para passar a noite do lado de fora com medo de novas réplicas.

O tremor foi registrado às 11h56 locais deste sábado (3h11 no horário de Brasília), a 70 quilômetros de Katmandu. O sismo, que durou entre 30 segundos e dois minutos, foi o pior a atingir a região em 80 anos.

Os Estados Unidos afirmaram que enviarão uma equipe de resposta ao desastre, além de liberar US$ 1 milhão para as necessidades de urgência por meio da Usaid (Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional).

A UE (União Europeia) também estuda a liberação de ajuda financeira ao Nepal. "Vamos analisar como podemos ajudar o Nepal a reagir em relação aos edifícios destruídos e danificados e como ajudar seus cidadãos", disse a chefe da diplomacia comunitária, Federica Mogherini, e os comissários europeus de Desenvolvimento, Neven Mimica, e de Ajuda Humanitária e Resposta a Crise, Christos Stylianides, em comunicado conjunto.

Impactos em outros países

Em consequência do tremor, sentido também em outros países, 34 pessoas morreram na Índia e, 13 na China. Houve vítimas ainda em Bangladesh e no Tibete.

A intensidade do sismo também provocou uma série de avalanches no monte Everest, deixando vários montanhistas mortos e feridos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.