1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

010315 aguaAvante! - Nos últimos 15 anos, em 180 cidades de 35 países, foi recuperado o controlo municipal dos serviços públicos de água e saneamento que tinham sido privatizados, segundo revela um estudo elaborado por três organizações internacionais e divulgado pelo STAL/CGTP-IN e pela campanha Água de Todos, que este mês publicaram a tradução do trabalho em Português.


O Instituto Transnacional (TNI), o Observatório das Multinacionais e a Unidade de Pesquisa de Serviços Públicos (PSIRU) elaboraram este primeiro «mapa global da remunicipalização da água», apresentado em Novembro de 2014. Como principal conclusão, sobressai a confirmação de uma tendência de regresso ao poder público destes serviços essenciais.

No relatório, publicado no sítio aguadetodos.com, são destacados os casos de algumas grandes cidades, como Atlanta e Indianápolis (EUA), Accra (Ghana), Almaty (Cazaquestão), Berlim (Alemanha), Buenos Aires (Argentina), Budapeste (Hungria), Dar es Salaam (Tanzânia), Jakarta (Indonésia), Kuala Lumpur (Malásia), Joanesburgo (África do Sul), La Paz (Bolívia), Maputo (Moçambique) e Paris (França).

Na mesma década e meia, inversamente, foram muito poucos os casos de privatizações em grandes cidades. No estudo são referidos os exemplos de Nagpur (Índia), que teve grande oposição e contestação, e de Jeddah (Arábia Saudita).

A aceleração do ritmo das remunicipalizações foi mais notória nos chamados países ricos, onde foram registados 41 processos, entre 2005 e 2009, e 81 nos cinco anos seguintes (2010-2014). Em França, por exemplo, houve 33 casos no quinquénio mais recente, número que compara com apenas oito processos, de 2005 a 2009. No total dos 15 anos estudados, os EUA foram o país com mais remunicipalizações (59).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.