1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

3653177703 e5fe7bdf89 zDiário Liberdade - A Terra ultrapassou terça-feira passada (19/08) o limite do seu 'orçamento' anual de recursos naturais, segundo os cálculos da Global Footprint Network (GFN). O tempo desse dia até final de ano supõe a sobre-exploração dos recursos naturais do planeta.


 Foto de JD Hancock (CC2.0-by).

O significado da data significa que num ritmo de consumo de recursos considerado como o limite do sustentável pelas organizações ecologistas que realizam o cálculo, os recursos consumidos em apenas oito meses deveriam ter sido o máximo usado no ano. Todos os recursos consumidos no planeta entre 19 de agosto e 31 de dezembro suporão uma sobre-exploração da terra em benefício, principalmente, da exploração capitalista e a acumulação de riqueza.

A data em que o 'orçamento ecológico global' é ultrapassado tem sido continuamente mais cedo desde 2000. Naquele ano foi a 1 de outubro, frente ao 19 de agosto de 2014. Isso significa que hoje sobre-exploramos mais o planeta durante um mês e meio ao ano, resultando em que para mantermos um consumo 'sustentável' (tendo em conta, contudo, o discutível do termo) precisariamos de um planeta e meio.

A progressão é muito assustadora: em 1961 havia um 'superavit' globval de 1/3 dos recursos. No entanto, como consequência do capitalismo e a sua expressão imperialista, a maior parte dos países ficavam muito por baixo desse consumo, enquanto os países ocidentais, com os EUA à frente, ultrapassavam notavelmente os seus limites.

Caso a tendência continuar, em 2050 seriam necessários três planetas para satisfazer o consumo de recursos mundial.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.