1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Lupa Milho OGMUnião Europeia - Esquerda - Recente votação significou dar luz verde ao cultivo do milho Pioneer TC1507, contra a vontade de 19 países e do próprio Parlamento Europeu. Os interesses capitalistas impõem-se a uma clara maioria na contra.


A variedade de milho geneticamente modificado TC1507, com a denominação comercial Herculex, é desenvolvida pelas empresas norte-americanas Dupont Pioneer e Dow Chemical e a sua entrada na União Europeia foi sendo atrasada durante vários anos devido à oposição de muitos estados-membros.

Por fim, o Tribunal de Justiça da UE interveio para que a decisão acontecesse num prazo de três meses, dando origem à votação desta semana no Conselho de ministros dos Assuntos Europeus.

Antes desta votação, já o Parlamento Europeu tinha recomendado a sua rejeição por 385 votos a favor, 201 contra e 35 abstenções. E no próprio Conselho de ministros houve 19 países a oporem-se à entrada desta variedade de milho geneticamente modificado.

Os únicos cinco países apoiantes da proposta foram a Espanha, Reino Unido, Suécia, Finlândia e Estónia, mas os seus opositores não conseguiram reunir o número suficiente de votos para bloquear a decisão. A abstenção da Alemanha, onde mais de 80% da população se declara contra a entrada de OGM, foi determinante para a aprovação da proposta, uma posição acompanhada por Portugal, República Checa e Bélgica.

Os ambientalistas alertam para os riscos da plantação deste milho na Europa, já que embora cada país possa aprovar legislação própria a proibir o seu uso, os ventos que carregam as sementes não conhecem fronteiras. Tal como a Espanha, Portugal é um dos países que autorizou para o seu território o cultivo da variedade de milho transgénico comercializada pela polémica multinacional Monsanto.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.