1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

020813 Gorbeia-14Fracking ezEuskal Herria - ASEH - A plataforma Fracking Ez Araban reuniu ontem ao meio-dia, na cruz do Gorbeia, centenas de pessoas, que participaram numa fotografia para exigir a proibição imediata do fracking em Euskal Herria. A plataforma afirma que «as empresas que pediram autorização para a extracção não recuaram e continuam a trabalhar no sentido de promover este tipo de perfuração».


Afirma também que, enquanto esperam pela autorização, as empresas já realizam alguns trabalhos, também no Parque Natural de Gorbeia, e adverte que a alteração da lei da protecção da natureza na CAB permitiria às empresas proceder à extracção mineira, tanto superficial como subterrânea, neste tipo de meios protegidos, ou seja, «seria possível fazer fracking no parque natural».

A plataforma recorda que «alguns governos autonómicos proibiram ofracking nos seus territórios, e que mais de 150 municípios bascos se declararam territórios livres de "fractura hidráulica". Também em Nafarroa se prepara a aprovação de uma lei que o proíba». Por isso, lamentam que o Governo de Lakua «se tenha limitado a dizer que a técnica actual de fracking não garante a protecção do meio ambiente, não descartando a sua utilização médio prazo».

A plataforma Fracking Ez Araban exige a proibição total do fracking e que as autorizações concedidas sejam revogadas. Prosseguindo com a sua campanha de consciencialização e reivindicação, estará presente no espaço das Txoznas das festas de Gasteiz, que amanhã começam. 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.