1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

120713 japaoJapão - Envolverde - O nível de radiação nas águas do subsolo na área ao redor da usina de Fukushima, palco do pior desastre nuclear desde Chernobyl em 1986, subiu perigosamente nos últimos dias e ameaça contaminar o Oceano Pacífico.


Foram encontrados 600 mil becquerels/litro de trítio, dez vezes mais do que o recomendado pelas leis japonesas, em amostras da água subterrânea a apenas seis metros do oceano. Ainda mais preocupante é que no próprio mar já se identificam traços do trítio; no último dia três, foram registrados 2,3 mil Bg/litro.

Além do trítio, outro elemento radioativo detectado foi o césio-134, que apareceu em uma quantidade 150 vezes maior do que a recomendada. Esse tipo de césio pode permanecer no solo por mais de trinta anos e é altamente cancerígeno.

"Ainda não sabemos a razão para o aumento nessas substâncias. Estamos estudando o caso", afirmou Mayumi Yoshida, porta-voz da Tepco, empresa que gerenciava a usina de Fukushima Daiishi.

Mesmo com os novos indícios de que a situação do meio ambiente ao redor do desastre nuclear está piorando, o governo japonês divulgou que planeja reativar reatores que estão parados desde 2011.

O Japão era bastante dependente da energia nuclear, e desde que desligou suas usinas se viu obrigado, mesmo fazendo grandes investimentos em fontes renováveis, a importar enormes quantidades de combustíveis fósseis para alimentar termoelétricas. Essa medida está pesando nas contas públicas e encarecendo o preço da eletricidade, prejudicando a competitividade das indústrias japonesas.

Apenas dois dos 54 reatores japoneses estão funcionando, mas o governo deseja reativar outros dez já na próxima semana.

Pesquisas de opinião mostram que cerca de 80% da população japonesa deseja que a energia nuclear seja aos poucos abandonada. Na última segunda-feira, uma manifestação em frente ao prédio da Autoridade Nuclear Nacional, em Tóquio, protestou contra a possibilidade de religamento dos reatores.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.