1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

080313 reciclagem-tinta-impressora-3dInovação Tecnológica - Acima, o Recyclebot, responsável por triturar os plásticos e gerar os filamentos adequados para as impressoras 3D (embaixo).


Meios de produção

Que tal substituir o "Made in China" por um "Feito por Mim Mesmo"?

Esse é o sonho da proposta "Era das Máquinas Livres", uma quarta revolução industrial em que cada pessoa poderá ter sua própria fábrica de qualquer coisa.

Recentemente listadas entre as 10 tecnologias que podem salvar a economia mundial da crise atual, as impressoras 3Dprometem fazer de tudo, deorelhas artificiais para implantes até bases na Lua.

E, se o assunto é a democratização da capacidade de produção, o sonho agora ficou mais próximo da realidade.

Recicle você mesmo

Apesar de já existiremprojetos de hardware livre de impressoras 3D, e sites como o Thingiverse, que disponibilizam um "universo de coisas" para serem fabricadas por qualquer um, a matéria-prima das impressoras 3D ainda precisa ser comprada.

Em lugar de tinta, essas impressoras fazem sua fabricação aditiva depositando camadas de filamentos plásticos derretidos umas sobre as outras.

O Dr. Joshua Pearce, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, está desenvolvendo uma forma para que cada um possa também criar a matéria-prima de sua impressora 3D em casa.

"Um dos impedimentos para uma disseminação ainda maior [das impressoras 3D] é o custo do filamento," justifica ele.

Todo o mundo tem frascos plásticos em casa, que nem sempre podem ser enviados para reciclagem devido à falta de sistemas de recolhimento.

Assim como "fabrique você mesmo", a ideia de Pearce é "recicle você mesmo" - neste caso, fabricar os polímeros que sua impressora 3D possa usar para fabricar qualquer coisa.

Reciclagem de plástico em casa

O projeto consiste em uma unidade de reciclagem de plástico, que os pesquisadores batizaram de RecycleBot, uma máquina de reciclagem que qualquer pessoa pode construir em casa.

O processo ainda não é perfeito, mas já consegue produzir filamentos de polietileno de alta densidade (HDPE) razoavelmente adequados para as impressoras 3D.

E isso consumindo apenas o plástico que seria jogado fora, e energia elétrica equivalente a 1/10 do custo dos filamentos 3D comerciais - 20 frascos plásticos produzem 1 quilograma de filamento, que atualmente custa entre R$60 e R$100.

Os pesquisadores agora pretendem miniaturizar sua unidade de reciclagem de plástico para viabilizar sua fabricação e uso domésticos.


 

Bibliografia:

Distributed Recycling of Waste Polymer into RepRap Feedstock
Christian Baechler, Matthew DeVuono, Joshua Pearce
Rapid Prototyping
Vol.: 19 Issue: 2 2013

Distributed Recycling of Post-Consumer Plastic Waste in Rural Areas
Jerry Anzalone, Megan Kreiger, Meredith Mulder, Alexandra Glover, Joshua Pearce
Rapid Prototyping
Vol.: To be published


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.