1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

australia temperatura1Austrália - Opera Mundi - Os recentes incêndios e quebras de recorde incentivaram a decisão de aumentar a escala no país.


Como consequência de um dos verões mais quentes da história e cheio de incêndios florestais, a Austrália precisou criar uma nova cor para seu mapa meteorológico: roxo-escuro e rosa, para níveis acima de 50°C e 54°C, respectivamente.

Apesar de a maior temperatura registrada ter sido em 1960 no aeroporto de Oodnadatta, na Austrália do Sul, com 50,7°C, a média nacional já bateu recorde - quebrado no dia 07/01, com a temperatura de 40,33°C ante 40,17°C em 1972 -, e as previsões continuam em alta.

“Eu anteciparia que o aumento na escala se deve às previsões vindas dos modelos meteorológicos, que mostram temperaturas acima de 50°C”, disse David Jones, chefe da unidade de predições e monitoramento de clima do Escritório Australiano de Meteorologia.

A fala de Jones é do começo de janeiro, quando a nova cor foi anunciada. As temperaturas, porém, não chegaram tão alto.

Isso pode ser explicado pelo que Aaron Coutts-Smith, chefe do escritório climático de Nova Gales do Sul, havia afirmado: a previsão de 50°C era o resultado de apenas um modelo do escritório e, assim, “as indicações do escritório da Austrália do Sul são de que não chegaremos nem perto dos 50°C”. De qualquer modo, grandes áreas do centro do país possuem monitoramento limitado, tornando as previsões menos precisas.

Ainda assim, os últimos quatro meses de 2012 mostraram temperaturas 1,6°C acima da média e várias cidades quebraram recordes de várias dezenas de anos, além de Sydney ter elevado os termômetros para 35°C à meia-noite.

“Para a maior parte do mundo, incluindo a Austrália, percebemos que temperaturas extremamente altas têm se tornado mais frequentes e intensas”, diz Markus Donat, do Centro de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas na Universidade de Nova Gales do Sul.

“Contando o número de dias muito quentes (definidos como os 5% mais quentes entre 1951 e 1980), descobrimos que nas últimas três décadas, a frequência desses dias aumentou 40% globalmente”. Ao mesmo tempo, suas pesquisas indicam que ocasiões de frio extremo ocorreram com menos frequência do que na metade do século passado.

As previsões de temperatura australianas podem ser acessadas no site do Escritório Nacional de Meteorologia, assim como as temperaturas já registradas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.