1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

121124 dia sem comprarBrasil - Vermelho - Que tal ficar um dia inteiro sem comprar nada? Esse é o desafio lançado por organizações de defesa do consumidor nas redes sociais para este sábado (24), quando se comemora o Dia Sem Comprar (Buy Nothing Day, em inglês), no dia seguinte às liquidações conhecidas como Black Friday.


O movimento contrário a onda consumista existe internacionalmente desde 1993 pela organização canadense Adbusters. O objetivo do movimento é promover a reflexão sobre os excessos, chamando a atenção para a necessidade de se adotar o consumo consciente no dia a dia.

"A regra é simples: 24 horas sem comprar nada. Qualquer um pode
participar, desde que tope passar um dia sem gastar. E isso não significa que é preciso ficar trancado em casa o dia todo. Há vida sem as compras!", enfatiza o manifesto que descreve a página no Facebook.

Países como França, Finlândia, Japão e Suíça se mobilizam no Dia Mundial Sem Compras há muito mais tempo e de forma mais organizada. Nos EUA e no Canadá é comemorado no Dia de Ação de Graças e nos demais, sempre no último sábado de novembro. No Brasil, o movimento ganhou contornos em 2011 e, neste ano, conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Akatu, Instituto Alana.

É possível escrever relatos de como foi seu Dia Sem Comprar e mandar para os institutos participantes. Nos sites dos institutos Alana e Akatu é possível encontrar sugestões de atividades que podem ser praticadas sem que seja preciso recorrer a dinheiro ou cartões de crédito.

Os organizadores do movimento também propõem que as pessoas questionem produtos, desafiem companhias a atuar de forma ética, “além de apoiar a reflexão acerca do verdadeiro significado do Natal, celebração anual fortemente marcada pelo consumismo.”

Além disso, o não consumidor poderá contribuir com a divulgação da campanha compartilhando a página da rede social ou banners informativos, convidando pessoas da sua rede.

Da redação com agências


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.