1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

desgeloRFI - A capa de gelo do Ártico registrou o nível histórico mais baixo em 2012, durante o verão do hemisfério norte. De acordo com o Centro Nacional de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC, na sigla em inglês), este índice é muito mais baixo que o recorde precedente, atingido em 2007.


As imagens de satélite mostram em 16 de setembro a cobertura de gelo chegou a 3,4 milhões quilômetros quadrados, o que parece ser a extensão mais baixa deste ano, segundo o NSIDC em seu site. Isto representa a metade da superfície mínima que a capa de gelo do Ártico ocupava no verão de três décadas atrás, segundo a mesma fonte.

“A partir de agora estamos em território desconhecido”, afirmou o diretor do Centro, Mark Serreze. “Sabemos há muito tempo que a temperatura do planeta aumenta e as mudanças mais pronunciadas são observadas primeiro no Ártico, mas poucos entre nós esperavam que fossem tão rápidas”, acrescentou Serreze em comunicado.

O recorde de 2007 já tinha sido ultrapassado em 18 de agosto, quando a superfície mínima do gelo ártico caiu para 4,10 milhões de km2 diante dos 4,17 de 2007. Em 4 de setembro, a extensão do gelo ficou abaixo dos 4 milhões de km2, alcançando um novo recorde desde que foram iniciadas as medidas por satélite há 33 anos, precisou o NSIDC.

“A aceleração do derretimento no fim do verão indica como a cobertura de gelo está fina”, indica Walt Méier, pesquisador do NSIDC no Colorado. “O gelo deve estar fino para continuar a derreter assim enquanto o sol desce no horizonte com a aproximação do outono”, acrescenta.

O NSIDC observou mudanças profundas no gelo do Ártico que no passado era formado por múltiplas camadas acumuladas, grande parte dela persistia durante anos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.