1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

220812 donostiakofestakEuskal Herria - Esquerda - "O sofrimento animal não se pode converter em espetáculo público", declarou o presidente do município basco antes de anunciar que não renovará o contrato com empresas taurinas para as próximas festas da cidade.


Na conferência de imprensa de balanço da "Aste Nagusia", a festa anual da cidade basca de San Sebastian (Donosti), o alcaide Juan Karlos Izagirre disse aos jornalistas partilhar "a cem por centro o discurso antitaurino" e embora considere que "o debate 'sim ou não às touradas é enriquecedor e saudável", não acha que "as corridas de touros sejam um eixo fundamental" das festas que atraem muitos milhares de pessoas à cidade no mês de Agosto.

Citado pelo site Publico.es, Izagirre argumentou que do ponto de vista económico, a infraestrutura das corridas "não se consegue manter à custa à custa do erário público para realizar sete corridas por ano". Em vez disso, vai procurar aumentar o aproveitamento desportivo do local por parte do Gipuzkoa Basket Club e "procurar a possibilidade de fazer eventos de outro tipo que sejam frutíferos", após o fim do contrato com a entidade gestora da estrutura construída na cidade.

Questionado sobre se isso significará o fim das touradas em San Sebastian, o autarca eleito pelo Bildu disse que não se atreve "a dizer o que se vai passar" no futuro, mas que "nem hoje nem amanhã iremos assinar nenhum acordo com nenhuma empresa taurina", uma vez que pretende que "a utilização desse espaço seja desportiva", o que "poderá inclusivamente tornar-se incompatível" com corridas de touros.

Os partidos da oposição já tinham avisado que não concordam com o presidente da Câmara. Enquanto o PSOE basco (PSE/EE) e o PP defendem a manutenção das touradas, o Partido Nacionalista Basco (PNV) considera que o assunto deve ser analisado com o critério de rentabilidade económica para a cidade, embora adiante que nas cidades por si administradas continuam a promover-se corridas de touros. 

Foto: As festas donostiarras são conhecidas pela competição dos fogos de artifício e não pelas touradas... Foto Donostiako Festak/Flickr


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.