1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (6 Votos)

190412 caca africaDiário Liberdade - Girafas, búfalos, zebras, leões e outras espécies animais africanas, muitas em risco de extinção, são oferecidas pela seção de viagens do El Corte Inglés. É o novo turismo de "aventura" para pessoas abastadas e aborrecidas que quiserem emular o monarca espanhol.


"A caçada que imaginas existe"

Esse é o título da campanha do El Corte Inglés, uma das grandes marcas do capitalismo espanhol, para vender pacotes de viagens que incluem a caçada de espécies selvagens em risco de extinção em todo o mundo, incluído o empobrecido continente africano.

Enquanto o chefe do Estado espanhol protagonizava, ainda ontem, uma desculpa mediática para tentar acalmar os ânimos dos seus "súbditos" depois de ser apanhado a caçar elefentes no Botswana em plena crise económica, entidades ambientalistas criticam que o El Corte Inglés, poderosa cadeia de shoppings no Estado espanhol, também oferece viagens para matar espécies animais africanas e doutros continentes. 

Na tabela de preços do El Corte Inglés vemos que caçar uma girafa custa 2.200 euros, menos que um búfalo como os que também gosta de matar o rei espanhol, que podemos matar por 12.500. Existe até a possibilidade de matar leões, se bem para isso a tabela não oferece preço, colocando a resenha "Sob encomenda". Para pessoas com menos recursos, a cadeia oferece também poder disparar contra javalis, pagando 280 euros por peça. Os destinos para a prática cinegética contra espécies selvagens africanas som lugares como a província de Limpopo, na África do Sul, ou o Botswana, onde oferece abater elefantes por 49.500 dólares. Também na Namíbia é possível matar leopardos e guepardos "sob encomenda".

Se tens (muito) dinheiro, esquece a crise e vem matar animais a África

Existe já uma campanha de protesto na rede contra a atividade "turística" do El Corte inglés, subordinada ao mote "Se queres matar uma girafa o El Corte Inglés organiza uma viagem". Uma campanha que deixa ver a natureza do consumismo capitalista numa das suas faces mais frívolas e descaradas, com uma mensagem bem clara: Se tiveres dinheiro, esquece a crise e vem a África participar em caçadas contra exemplares de espécies em risco de extinção, sem te importares com a miséria imperante no continente africano nem com a crise económica no teu próprio país. 

Ao mesmo tempo, circula na Internet uma outra petição, assinada por mais de 87 mil pessoas, na qual se exige que o rei espanhol seja destituído do cargo de presidente honorário do Fundo para a Protecção da Natureza (WWF), depois de ficar em evidência a sua queda por matar espécies em risco de extinção como o elefante africano.

Uma prática excêntrica e elitista que, no caso do rei espanhol, é praticada há anos. De facto, a fotografia que circula pela internet do monarca junto ao seu trofeu de caça é já de há seis anos, tirada em 2006.

Porém, tal e como o El Corte Inglés nos mostra, não é preciso ser um rei para desfrutar de vícios caros, queimar adrenalina e demonstrar que nem todos vivemos os tempos de crise da mesma maneira. Só é preciso ter suficiente dinheiro...

190412 elefantes


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.