1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

b 450 0 16777215 00 archivos Administradores manu 2015 04 DSC 2022Diário Liberdade - Dez notícias para um ano que termina. Os e as leitoras do Diário Liberdade escolhem com as suas visitas as dez matérias que mais interessaram nas seções internacionais.


Foto de Luís Nunes / Diário Liberdade - Manifestação em 25 de Abril em Lisboa (Portugal)

A seguir, as dez matérias que maior atenção tiveram nas seções internacionais do Diário Liberdade no ano que termina. Anteriormente, o Diário Liberdade tem já divulgado as notícias mais visitadas na Galiza, Portugal e o Brasil, de forma que a classificação a seguir compreende matérias de Mundo, América Latina e países africanos e asiáticos de língua portuguesa.

Confira os dez artigos imprescindíveis deste 2015:

10º. Revoluções “Made in CIA” no norte da África e Oriente Médio provocam morte de migrantes em fuga

Em setembro a cena de um menino de dois anos morto por afogamento na costa turca chocou o mundo. "Contudo, estes não são acidentes, são crimes. Os imigrantes e os refugiados são forçados a esta realidade devido à política imperialista" começava a análise da LBI-QI sobre o acontecido.

9º. Onze milhões de trabalhadores nos EUA vivem abaixo da linha da pobreza

O Diário Liberdade divulgou em português a matéria original no Telesur, de Anahi Rubin. Em 1938, o então presidente estadunidense, Franklin D. Roosevelt, criou o salário mínimo, que foi fixado em 25 centavos de dólar por hora. Os aumentos que houve desde aquela data são completamente insuficientes para 70% das e dos trabalhadores estadunidenses.

8º. As origens do materialismo, de George Novack

Diego Braga escreveu no Blog Convergência sobre as ideias de George Novack, um dos mais brilhantes intelectuais marxistas do século XX, e quem pertenceu a um dos mais importantes partidos da Quarta Internacional, o Socialist Workers Party (SWP – Partido Socialista dos Trabalhadores) dos Estados Unidos. A reprodução desse texto no Diário Liberdade chegou entre os dez mais vistos do ano.

7º. Trabalhadores angolanos pedem mais investimentos do governo e melhores condições de vida

Em ato do Dia Internacional da Classe Trabalhadora, centrais sindicais de Luanda, reunidas na Praça da Independência exigiram do governo melhoria na aplicação transparente e racional dos recursos públicos, com maiores investimentos na saúde, educação e agricultura a fim de garantir melhores condições de vida para as trabalhadoras e os trabalhadores.

6º. Grécia: Nestlé impõe contratos individuais e reduções salariais

ANA explicava em fevereiro que as condicições de trabalho dos escravos assalariados na empresa multinacional Nestlé iam para pior, com curtes salariais. A empresa teve lucros em aumento desde 2011 até os últimos dados disponíveis (2014). 

5º. Ministro norte-coreano aparece em programa de TV após ter morte 'noticiada' pela imprensa ocidental

O Ministro da Defesa da Coreia do Norte, Hyon Yong-chol, apareceu em um programa de TV norte-coreano um dia depois que o serviço de inteligência da Coreia do Sul anunciou a sua morte por fuzilamento. O Serviço de Inteligência da Coreia do Sul teve que retificar sua própria declaração, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

4º. Cinco filmes sobre a vitória da União Soviética contra o Nazismo

Mariana Serafini divulgou no Vermelho q seleção que o Prosa Poesia & Arte fez de cinco filmes que mostram a história da guerra na URSS ou pela perspectiva soviética.

3º. Empresas escondem toneladas de alimentos da população para boicotar o governo na Venezuela

Mais de mil toneladas de alimentos da cesta básica foram apreendidos pelo governo venezuelano em um galpão da empresa de distribuição Herrera S.A., que não distribuía os produtos, como parte da guerra econômica declarada pelos grandes empresários contra o governo popular de Nicolás Maduro. Naturalmente, os comentaristas amadores da direita correram a dizer que a denúncia era um absurdo, que isso nunca podia acontecer e que ninguém podia acreditar tão grande mentira...

Mas agora vejam qual foi a segunda matéria mais vista em 2015:

2º. Venezuela: Após direita vencer eleições, produtos escondidos aparecem nos supermercados

Logo após o resultado das eleições legislativas do último dia 6 de dezembro, em que a direita opositora conquistou maioria qualificada na Assembleia Nacional, usuários das redes sociais na Venezuela vêm denunciando que os produtos antes escondidos nos armazéns dos supermercados estão, aos poucos, aparecendo. Mas estão com o prazo de validade vencido.

Afinal a denúncia do terceiro artigo mais visitado não era tão paranoica assim, não é?

1º. Morrem três jornalistas que investigavam a participação dos EUA em demolição das Torres Gêmeas

Três jornalistas que trabalhavam em um documentário sobre o envolvimento do governo norte-americano na demolição das torres gêmeas morreram em fevereiro. A tradução para o português da matéria original do Aporrea foi visitada por vários milhares de leitores e leitoras, evidenciando as crescentes dúvidas por volta da versão oficial sobre uns fatos que mudaram o mundo. Bob Simon, de 73 anos, foi assassinado na cidade de Nova York em um acidente automobilístico e no dia seguinte Ned Colt, de 58 anos, dizia-se que tinha morrido por um derrame cerebral massivo, seguido em poucas horas por David Carr, de 58 anos, quem colapsou e morreu em seu escritório na sala de redação do New York Times. Puro azar?


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.