1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

041115 iguRepública da Irlanda - Esquerda Diário - [Josefina L. Martínez] Maioria da assembleia legislativa da Irlanda do Norte votou a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O partido dos Unionistas democráticos havia anunciado seu veto.


Na votação no parlamento de Belfast, 52 deputados unionistas manifestaram-se contra e 53 a favor da proposta sugerida por Sinn Féin, antigo braço político do IRA, e o partido socialdemocrata e trabalhista (SDLP). Porém, devido ao mecanismo parlamentar ao que recorreram os Unionistas democráticos (UDP), a troca da lei não será efetivada.

Essa votação tem sido a quinta tentativa na Irlanda do Norte para aprovar o casamento igualitário, sendo a única nação do reino unido onde ainda não é reconhecido legalmente.

Segundo algumas pesquisas, 68% da população de Irlanda do Norte está a favor da legalização do casamento gay.

Porém, os Unionistas recorreram a um veto parlamentário, chamado “petição de interesse”, para evitar que se efetive o resultado da votação. Nas últimas tentativas de votar a favor dessa iniciativa, os conservadores contrários ao casamento gay conseguiram maiorias cada vez menores.
Finalmente, esta segunda-feira conseguiu-se sua aprovação, mas por conta do veto unionista, seguirá novamente postergado.

http://twitter.com/JoeMyGod/status/...

Irlanda do Norte não descriminalizou a homossexualidade por muito pouco, no ano de 2003, quando foram eliminados os últimos crimes por homossexualidade do seu código penal, devido a uma condenação do Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

É um território com forte presença religiosa, católica e protestante e mantem-se como única nação do Reino Unido onde o casamento gay segue sendo ilegal.
Embora exista uma lei de união civil no Reino Unido desde 2004, recentemente em 2013, a rainha Isabel II sancionou a lei do casamento gay na Inglaterra e em Gales.

Projeto Arco-íris, maior organização LGBT da Irlanda do Norte, saudou a votação da assembleia. Seu diretor John O’Doherty, disse: “A maioria que votou hoje marca outro passo diante nossa campanha e celebramos com nossos amigos LGBT, nossas famílias e simpatizantes. Nossa campanha continua e não terminará até que o casamento igualitário seja uma realidade para toda Irlanda do Norte”.

Semana passada aprovou-se uma legislação a favor do casamento igualitário na República da Irlanda, onde se fez um referendo em 2015 em qual participou 60,5% do padrão eleitoral, a amostra mais alta desde o referendo sobre a legalização do divórcio em 1995. Nesta consulta ganhou a posição “Sim” para a legalização do casamento gay por mais de 62% dos votos, o que se concretizou há alguns dias.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.