1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

220114 seguro2Resistir - [Friedrich Lindenberg e Christian Stöcker] Será possível proteger seus dados de agências de inteligência? Sim, basta um pequeno esforço para encriptar seus emails. Depois disso, enviá-los é quase tão fácil como antes. Aqui está uma orientação passo-a-passo.


Para aqueles que não utilizam encriptação, os emails são como cartões postais privados. Seu conteúdo pode ser interceptado e lido por terceiros, empregados curiosos dos emails providers, por exemplo, ou analistas de inteligência.

Além disso, qualquer um com a password da conta de email de um utilizador, seja um hacker ou um ex-conjuge insatisfeito, pode ler emails que encontrarem nesta conta. Eis porque quem dá valor à privacidade do seu email deveria utilizar encriptação . É só isso, mas a maior parte das pessoas não quer perder tempo.

Recomendamos utilizar a [aplicação] gratuita de email de cliente Thunderbird , o programa gratuito GnuPG e o plugin gratuíto Enigmail do Thunderbird para instalar a sua própria encriptação. Os utilizadores que quiserem ir por este caminho, contudo, devem aceitar fazer duas coisas. Primeiro, têm de abandonar email providers como o Gmail directamente dos seus browsers na Internet. E, segundo, devem aceitar gastar algum tempo a entender o método de encriptação e não ficarem facilmente desconcertados por alguma nova terminologia. Uma vez estabelecido o sistema de encriptação, enviar e receber emails encriptados é fácil.

Actualmente, emails encriptados são tão raros que a National Security Agency (NSA) dos Estados Unidos os considera uma prioridade. Qualquer coisa encriptada é de particular interesse para a agência de Fort Mead que monitora a rede. Apesar de não ser claro quanto tempo a NSA leva para decifrar encriptação de email, se seguir nossas instruções é provável que seus emails permanecerão ilegíveis sem uma chave durante os próximo anos, embora ninguém possa garantir isto com certeza.

220114 controlo1Uma forma de protesto

Se utilizadores privados de email começassem a encriptar correspondência comum, isso seria uma forma de protesto eficaz contra qualquer invasão potencial de privacidade por agências de inteligência como a NSA. A vantagem adicional é a relativa certeza de que qualquer um que acidentalmente encontre os emails não será capaz de lê-los.

A encriptação torna o texto não legível, transformando-o numa série de símbolos sem sentido – uma linguagem secreta sem valor. Só o indivíduo a quem um email é destinado pode descodificá-lo. Naturalmente, ambos os utilizadores precisam de uma chave, seja ela a mesma (encriptação simétrica) ou diferente (encriptação assimétrica).

A forma mais comum e mais fácil de instalar é a encriptação assimétrica. Ela é baseada em complexas funções (tasks) matemáticas que levariam anos ou mesmo séculos para desvendar, mesmo para grandes computadores.

Sugerimos uma encriptação padrão chamada PGP ("Pretty Good Privacy"), a qual encripta emails ou outros conteúdos utilizando duas chaves, uma pública e outra privada. A chave pública funciona como um cadeado que o utilizar disponibiliza aos seus parceiros de correspondência. Quando o utilizador A quer enviar um email encriptado para o utilizador B, então ele anexa a chave pública de B ao email antes de enviar. A chave privada pertencente ao utilizador B será então a única chave que pode abrir este cadeado metafórica através da descriptação.

Isto significa que a chave privada deve ser guardada cuidadosamente. Se alguém conseguir acesso à chave privada, o email do utilizador torna-se tão seguro quanto uma casa com as chaves deixadas sobre a soleira da porta.

Não correr riscos

Uma vez que dois contactos tenham trocado suas chaves públicas, eles podem efectuar comunicação encriptada. Este intercâmbio pode verificar-se directamente, pelo envio de um email não encriptado com a chave, um serviço proporcionado, por exemplo, pelo email provider Thunderbird. Ou então, utilizadores podem carregar sua chave pública para o chamado servidor de chave (keyserver), embora isto signifique que o endereço email da pessoa fique visível ali e poderia ser utilizado, por exemplo, por spammers.

Com a ajuda de uma chamada "impressão digital" ("fingerprint"), aqueles que não quiserem correr risco podem verificar se a chave vem da pessoa real com quem querem comunicar-se. A impressão digital é uma série única de 40 letras e números que pode ser transferida via cartões de visita ou na homepage de alguém. Deste modo, o receptor pode estar certo de que um email vem realmente do remetente declarado.

Alternativamente, utilizadores Mac podem encriptar seus emails utilizando o software GPGTools , cujo sítio web apresenta um tutorial sobre a instalação. Tanto os computadores Apple como Linux podem utilizar o Thunderbird em combinação com o Enigmail.

Nota do editor: Notar que este artigo pretende apenas ser uma orientação. A Spiegel International não assume qualquer responsabilidade pela utilização do serviços sugeridos. Use estas indicações por vossa conta e risco.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.