1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

120215 kkeGrécia - KKE - Entrevista com Elisseos Vagenas, membro do Comité Central e responsável pela secção de Relações Internacionais do CC, no Jornal De Noticias português.


Como interpretam o resultado das eleições legislativas gregas?

A mudança de governo, com a coligação entre o Syriza e os Gregos Independentes(ANEL), reflecte o  descontentamento e a raiva do povo contra a Nova Democracia e o PASOK, partidos que atiraram o povo para a pobreza e o desemprego durante a crise capitalista. O KKE considera que a coligação entre o  Syriza e o ANEL seguirá o mesmo  caminho.

As decisões dos primeiros dias do governo Syriza não vos agradaram? O que esperam de um  Governo liderado pelo Syriza?

Apesar da propaganda sobre a negociação com os parceiros/credores europeus e algumas diferenças, o Syriza continuara a cumprir os compromissos que o Pais tem coma EU e que prejudicam a população. 

Já admitiu que haverá um novo programa em acordo com os credores. Mesmo que não se chame memorando, terá condições contra o povo, como cortes nos serviços sociais universais e gratuitos.

Vai espalhar a pobreza e  o desemprego para ainda mais pessoas.

O Syriza fez coligação com os Gregos Independentes, um partido de direita. Não faria mais sentido uma coligação com o KKE? Porque não aconteceu?  

Não, não faria mais sentido, porque o Syriza e o KKE estão a seguir caminhos totalmente diferentes. Antes das eleições, antecipávamos que, sem maioria, o Syriza iria formar governo com um dos partidos que, tal como o Syriza, são favoráveis a permanência na EU e na NATO, que acham que o  povo tem de pagar uma divida insuportável e pela qual não tem qualquer responsabilidade. O KKE tem uma posição diferente nestes temas fundamentais e luta pelo cancelamento unilateral da divida, a saída da Grecia da EU e da NATO e a socialização dos meios de produção básicos.

Qual será a postura do KKE no parlamento? Estará disponível para aprovar medidas apresentadas pelo governo?

O KKE tem como principal missão fortalecer a oposição do povo trabalhador e militante, dentro e fora do Parlamento.  Vamos usar a força que nos foi dada pelo povo para contribuir para a reagrupamento do movimento operário e o desenvolvimento da aliança social.

Vamos fazer pressão, lutar para haver medidas imediatas para aliviar o povo. Vamos examinar cuidadosamente todos os projectos de lei e apoiar aquelas que ofereçam verdadeiro alívio aos trabalhadores.

O que diferencia o KKE do Syriza?

As diferenças são enormes. O  Syriza e o novo representante da social-democracia na Grecia, interessado em gerir o poder da burguesia com uma mascara de esquerda. O KKE e o partido da classe trabalhadora, que procura derrubar a barbaridade capitalista e construir uma sociedade socialista-comunista.

A Grecia deve sair da Zona Euro?

Para nos, isso não é suficiente. Sem os outros factores que descrevemos - saída da UE e NATO, socialização dos meios de produção, diferente organização económica e social – o regresso da nossa moeda nacional, por si so, pode ate levar a desenvolvimentos mais negativos para o povo.

Pela Europa, partidos de esquerda elogiaram a vitoria do Syriza. O KKE ainda se sente o porta-voz dos ideais daesquerda na Grecia?

Há alguns anos, os mesmos partidos celebraram o alegado  “novo vento”da eleição de Hollande, em  Franca. Hoje, sabemos como isso acabou. Entre outras coisas, o KKE representa a expressão genuína das tradições militantes do movimento dos trabalhadores. O Syriza tem cortado todos os laços com estas tradições.

O KKE é conhecido pelos seus protestos de rua. Continuarão?

Vamos continuar, com ainda melhor preparação e planeamento. Utilizando todas as possibilidades, contribuiremos para que a linha do contra-ataque seja adoptada deforma mais abrangente pelo povo e para a reorganização do movimento do povo trabalhador, que é o factor decisivo para determinar o resultado da luta.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.