1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

pobRebelión - [Francisco Morote Costa, tradução do Diário Liberdade] Segundo o Banco Mundial, no mundo há cerca de 3 bilhões de pessoas pobres, cerca da metade da população mundial, que sobrevivem com menos de dois dólares por dia e, desses 3 bilhões de pobres, entre 1 bilhão e 1,2 bilhão vivem na pobreza extrema, já que devem subsistir com menos de 1,25 dólares por dia.


 Quanto tempo deverão esperar essas pessoas para sair da pobreza?

Ao se alcançar a data simbólica do ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou solenemente a chamada Declaração do Milênio, que continha os denominados Objetivos (8) de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O primeiro deles estabelecia o compromisso dos 189 chefes de estado e de governo assinantes da Declaração de reduzir pela metade em 2015 o número de pessoas que em 1990 viviam na pobreza extrema e na fome. Ou seja, no próximo ano, 2015, quando se concluir o período acordado para a realização do objetivo de reduzir pela metade a cifra de pessoas que em 1990 viviam na pobreza extrema, ainda haverá cerca de 1 bilhão vivendo nessa situação e 3 bilhões na pobreza.

Como todas essas pessoas irão sair da pobreza?

O desenvolvimento econômico, medido em termos de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), é a fórmula consagrada pelo sistema capitalista que impera em quase todo o planeta. O crescimento econômico, veja-se o exemplo da China, nos dizem, é a melhor fórmula para reduzir a pobreza. Esse é o caminho.

Pois bem, o crescimento econômico ilimitado não só tem o inconveniente insuperável de ter se convertido em insustentável para a própria natureza, mas que, tomado em seu conjunto, à escala mundial, é e será de tão somente um dígito anual por muito tempo e com o agravante, além disso, de que a riqueza que gera se reparte de uma forma absolutamente desigual, já que uma minoria social cada vez mais exígua concentra uma parte desproporcional dessa riqueza e o resto deve se conformar com uma parte decrescente dela.

Confiar, portanto, em que o crescimento econômico ilimitado, fechando os olhos a sua inviabilidade ecológica, é a via para tirar da pobreza bilhões de pessoas, mais que um erro, é uma falsidade indecente.

O que fazer, então?

Converter a luta pela erradicação da pobreza na prioridade absoluta da ONU e, por consequência, dos Estados e governos que a integram.

Se não se quer que o século XXI siga suportando o flagelo da pobreza de um número intoleravelmente alto de seres humanos, mulheres e crianças em sua maioria, o primeiro passo que deve dar a ONU é declarar a ilegalidade da pobreza. Essa decisão, que em conjunto com os movimentos sociais, que a cidadania mundial e os povos da Terra deveriam reclamar, poria em primeiro plano a obrigação prioritária dos organismos e instituições internacionais, dos Estados e dos governos de acabar com a pobreza, descartando o inútil e inviável método do crescimento econômico ilimitado e apostando pela partilha da riqueza por meio da fórmula da justiça fiscal global e do estabelecimento da renda básica universal.

O problema não é seguir criando uma riqueza que uma minoria siga acumulando cada vez mais, mas repartir a riqueza já criada e a criar assegurando uma vida digna a todos os seres humanos pelo simples fato de sê-lo.

O sistema não pode dar emprego e um trabalho decente às bilhões de pessoas que vivem na pobreza ou correm o perigo de cair nela. Nem sequer é seu objetivo, e de fato são cada vez mais os trabalhadores que padecem a chamada pobreza laboral. Além disso, sobre o trabalho remunerado pende a ameaça da automatização e do desemprego massivo crônico. E, no entanto, o progesso material é extraordinário e a questão, a título de exemplo, é se a humanidade seguirá aceitando passivamente o fato de que umas tantas dezenas de pessoas, menos de cem, acumulem tanta riqueza como os 3,5 bilhões de pessoas mais pobres do planeta.

Se é assim, a pobreza não se erradicará tampouco neste século, mas sim como fruto da pressão dos movimentos sociais, da cidadania e dos povos, a ONU e os governos do mundo ilegalizando a pobreza e assumindo as políticas consequentes com essa medida, a pobreza se converterá em um fenômeno social residual, como a são atualmente as brasas quentes da escravidão humana.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.