1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

refdonlugUcrânia - Cinco Dias - [Francisco] Ontem, numa jogada para a qual cada um tem a sua teoria, Putin pediu à República Popular de Donetsk para adiar o referendo marcado para dia 11 de Maio (próximo Domingo).


Afirmou também que as tropas russas retiraram da fronteira com a Ucrânia e que as eleições presidenciais na Ucrânia previstas para 25 de Maio são "um passo no bom sentido" (aqui)...

Hoje a República Popular decidiu e o referendo vai mesmo para a frente, com ou sem apoio de Putin a Revolução no sudeste da Ucrânia prossegue (aqui). Num certo sentido é até bastante positivo este "tirar do tapete" por parte do Putin. As massas insurgentes do sudeste agora sabem que se querem derrotar os nazi-fascistas devem contar com a sua força e organização e não com um "paizinho" qualquer que virá num cavalo branco os defender.

Sexta-feira (dia da vitória) e Domingo que vem serão mais dois dias decisivos no desenrolar do conflito na Ucrânia. Abaixo deixo três textos ABSOLUTAMENTE OBRIGATÓRIOS para quem, à Esquerda, quer se informar acerca do conflito. De facto, nunca até agora tinha lido nada em sítio nenhum, tão lúcido e com tão bom uso do materialismo dialéctico.

The logic of a revolt - Um texto obrigatório onde se discute a República Popular de Donetsk, o papel de Putin, o movimento maidan e a postura que muitos "intelectuais" e "liberais" (inclusivé de Esquerda) têm perante os movimentos em luta na Ucrânia. Fate of Donetsk is being decided in Kharkov e The ashes of Odessa.

Todos os textos são de Boris Kagarlitsky. Não conheço mais nada da sua obra, mas, no que diz respeito aos eventos em curso na Ucrânia (e Rússia), subscrevo a 99%.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.