1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

crimeiaUcrânia - Voz da Rússia - [Ilia Kramnik] A Crimeia está cheia de militares armados e fardados, mas sem insígnias, que durante o dia 28 de fevereiro tomaram sob seu controle os locais estratégicos mais importantes da península: o Conselho Superior, o aeroporto de Simferopol, o aeródromo de Belbek em Sevastopol e uma série de outras estruturas.


Foto: Crimeia com tropas nas ruas, por RIA Novosti.

Em todos os casos foram evitados confrontos e os visitantes armados se comportaram de forma extremamente educada.

Além disso, eles desarmaram os militares e guardas fronteiriços ucranianos em Balaclava, tendo, após os confrontos, selado os paióis de armamentos, que colocaram sob sua guarda.

Leia mais: Aos poucos, a resposta do Kremlin vai-se tornando mais visível

Tendo essa situação como pano de fundo, os comícios pró-russos continuam na Crimeia. Os habitantes de Simferopol, Sevastopol, Kerch e Eupatoria, ostentando bandeiras russas, tricolores nacionais e navais com a cruz de Santo André, exigem um referendo ao estatuto da península. Entretanto, o referendo, já marcado para 25 de maio (e hoje antecipado para 30 de março) sobre o alargamento da autonomia já quase não interessa a ninguém. Muitos reconhecem abertamente que gostariam de ver a Crimeia como parte da Rússia ou como um estado independente.

Entre a população russa da Crimeia é praticamente impossível encontrar apoiantes do Maidan ou que pelo menos defendam abertamente a sua posição. O presidente Viktor Yanukovich, derrubado pelo movimento pró-ocidental, não tem igualmente qualquer popularidade: na Crimeia ele é apelidado abertamente de traidor. O povo já apresenta novos líderes e o mais conhecido entre eles é o novo prefeito de Sevastopol, Alexei Chaly.

Paralelamente estão sendo criadas novas estruturas de autogestão – as comunidades russas da Crimeia estão se reorganizando num período em que os líderes anteriores deixam de corresponder às necessidades. Os muitos destacamentos de autodefesa, grupos do Bloco Russo e de outras organizações participam em comícios na manutenção da ordem pública e garantem os acessos a instalações importantes, cooperando inclusivamente com os referidos homens armados.

Leia também: Rússia denuncia ataque ucraniano durante madrugada na Crimeia

Os destacamentos de autodefesa da Crimeia e a Berkut (polícia de intervenção) local, que não obedeceu às ordens de autodissolução recebidas do ministro da Administração Interna do "governo do Maidan" Arsen Avakov, protegem a Crimeia de uma possível intervenção de militantes do Setor de Direita e de outros radicais. Já ocorreram várias tentativas de incursão, mas todas terminaram com o recuo imediato dos "visitantes".

A questão principal que preocupa hoje a população é a futura posição da Rússia relativamente à Crimeia. O fantasma do "início dos anos 90" (caos após a perestroika) assusta as pessoas e, caso a Rússia não apoie os interesses dos russos da Crimeia, a região poderá ser considerada como perdida. Entretanto, as medidas de apoio ao Anti-Maidan tomadas pela Rússia, em primeiro lugar na Crimeia, parecem ser racionais e adequadas. Fica no ar a pergunta: até onde está disposta a ir a própria Crimeia, tanto a sua população, como os seus representantes?


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.