1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

Foto - Word Economic ForumRússia - Diário Liberdade - [G. Salgado] Uma breve análise dos acontecimentos relativos ao regime político na Rússia vai nos levar a uma reflexão da influência dos regimes totalitários na Política Mundial.


 

Resumidamente, a História russa sempre foi marcada por governos austeros e extremamente rígidos o que mais tarde continuou a refletir na sociedade e em seus representantes. O autoritarismo por parte dos dirigentes passou, talvez , a ser considerado uma normalidade pelo contingente populacional, assim parafraseamos a célebre frase que corrobora este entendimento: "um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la".

A Política Russa atual é caracterizada por elementos do Liberalismo Econômico, grande falta de transparência por parte do Governo e perseguição às minorias e adversários políticos. O Putinismo nada mais lembra o fascismo e tenta de certa forma imitar a grandeza da antiga União Soviética com sua política externa (como no caso da Síria por exemplo, onde interveio fortemente contra os Estados Unidos e também no caso Edward Snowden onde forneceu asilo político para o mesmo). O jornalista russo Slava Alekseyev vai além e afirma: ''Putin fraudou pleitos, anulou eleições de governadores regionais, criou um partido para transformar outras legendas em satélites e oprimiu a oposição. Ele lembra Franco''. E as acusações não param por aqui, os assassinatos não esclarecidos de opositores políticos como Anna Politkovskaia e Alexander Litvinenko também nada favorecem o atual regime.

Esquecemos muitas vezes,do episódio de Beslan onde a política de Putin de "Não negociação com terroristas" foi posta á prova e seu fracasso resultou no massacre de 344 civis incluindo 188 crianças, tudo isso por que Vlamidir afirma que uma negociação "enfraqueceria o estado" e o preço a ser pago foi a vida de centenas de pessoas e o ferimento de outras várias.

O Kremlin não tem medo e continua a perseguição a ativistas (Neste caso, a última notícia são dos ativistas políticos do Greenpeace presos arbitrariamente em águas internacionais) e aparentemente pouco se importa a imagem passada a comunidade internacional, contudo isso só, aparentemente, não é o suficiente para Vladimir Putin que recentemente aprovou uma lei extremamente conservadora afetando a liberdade individual de cidadãos homossexuais no país causando mais uma vez enorme polêmica e condenação da Comunidade Internacional.

Apesar destes grandes acontecimentos recentes na política Russa, Putin continua a governar com punhos de ferro e neste caso cito aqui Maquiavel lembrando que o mesmo concluiu que é muito mais seguro ser temido do que amado. Um grande exemplo para esse fato é, sem dúvidas, Moscou nos dias de hoje. A Rússia sofre no momento segundo o "Índice de Democracia" pela revista The Economist "um longo processo de regressão graças á mudança de um governo híbrido para um regime autoritário" sob Putin.

E mais uma vez o proletariado é posto a mercê do capital e da tirania...

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.