1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

240512 MainkaidemoGrécia - CADPP - Discurso de Sonia Mitralias pronunciado em Frankfurt na grande manifestação anticapitalista de 19 de Maio de 2012*


Camaradas,

Eu venho da Grécia, um país destruído e desesperado, um país em ruínas mas que continua de pé. Desta Grécia que resiste e que acaba de dizer um enorme e magnífico NÃO aos seus torturadores: a Troika (FMI, Comissão Europeia e BCE) e aos vossos Merkel e Schaüble, aos Barroso, Sarkozy e aos banqueiros. Em suma, àqueles que nos impõem políticas desumanas e bárbaras. Estes políticos provocam a subnutrição das crianças e mesmo a fome nas grandes cidades gregas. E tudo isto onde? Não em qualquer parte do Terceiro Mundo, mas aqui o coração da rica Europa. E quando? No momento histórico em que, como nunca antes, a humanidade mais riquezas produz.

Camaradas,

Os resultados das eleições de 6 de Maio não deixam a menor dúvida: uma enorme maioria de cidadãos gregos rejeitou as políticas de austeridade. É um verdadeiro sismo político! O país que foi escolhido para ser laboratório das políticas de austeridade está agora em revolta aberta contra os que o fazem morrer à fome e o humilham, os que fecham os seus hospitais e escolas, os que destroem e vendem este belo país por nada, contra os seus carrascos gregos e estrangeiros.

Mas atenção: os Gregos em revolta não devem ficar sós no momento em que estão a transformar a sua cólera em movimento consciente e libertador, agora que a perspectiva de um governo grego de esquerda começa a surgir no horizonte, a ser possível e realista. Se os Merkel e Sarkozy, o FMI e a Comissão Europeia fizeram dos Gregos cobaias e da Grécia laboratório das suas políticas bárbaras, cabe-nos a nós, povos da Europa, fazer igualmente da Grécia o posto avançado dos nossos combates comuns contra aqueles que destroem as nossas vidas e a natureza. Porque a resistência dos Gregos é a resistência de todos, as suas lutas são as nossas lutas...

Camaradas,

Eu venho de um país que hoje se volta para vós esperando actos concretos de solidariedade. Neste momento e não amanhã. Porque é neste momento que mais que nunca os Gregos em revolta estão directamente ameaçados de extinção  por todos aqueles que receiam que o seu exemplo crie émulos e se espalhe como uma mancha de óleo por toda a Europa. E asseguro-vos, os gregos em revolta estão convencidos que a melhor solidariedade é que a Europa os imite. Que em cada país seja imitado o seu exemplo. Que desenvolvamos e coordenemos as resistências contra as políticas desumanas de austeridade e de destruição. Aliás, é isso precisamente que receiam os nossos inimigos comuns: O CONTÁGIO! O contágio das lutas em toda a Europa.

Por isso, sim, façamos isso, FAÇAMOS UMA, DUAS TRÊS, MUITAS GRÉCIAS! Ponhamo-nos em rede, coordenemo-nos, organizemos metodicamente um movimento unitário e radical, de massas e democrático, sobre todo o nosso velho continente, em toda a Europa, da Roménia à Irlanda e de Itália à Islândia. Um movimento de longo fôlego e de grandes ambições emancipadoras, que combine a unidade mais ampla com a radicalidade libertadora. Agora é a hora. Porque unidos venceremos, divididos cairemos!

Obrigada, camaradas.

* Em 19 de Maio, 25 mil pessoas protestaram em Frankfurt contra as políticas de austeridade, em solidariedade com o resto da Europa. Foram vigiados por um corpo de 5000 polícias que paralisou o sistema de transportes e que na véspera já efectuara 600 detenções.

Foto: CADPP


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.