O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar

240416 kkeGrécia - Resistir - [Dimitris Koutsoumpas] As discussões dos executivos do FMI, as quais foram publicadas no sítio do WikiLeaks, destacam as agudas contradições entre por um lado o FMI e secções do capital estado-unidense e por outro lado a UE, particularmente partes do capital alemão.

170416 factJacobin - [Erik Olin Wright, tradução de Alejandro Garcia para o Diário Liberdade] Liberdade relevante e democracia não é compatível com capitalismo.

[140416 castaÍndia - Resistir - Prabhat Patnaik] A efervescência intelectual – levando ao surgimento de um discurso da nova esquerda incorporando a questão da casta – que se tem verificado em vários campuses por todo o país na sequência do ataque das forças [da ideologia] Hindutva a instituições de ensino superior, traz à tona mais uma vez o relacionamento entre a abordagem marxista e a questão da opressão de casta.

lukacs georgHungria - Blog G. Lukacs - [Carlos Nelson Coutinho] 1. Uma análise das obras de Marcel Proust e de Franz Kafka — ainda que sumária e parcial, como a que pretendo esboçar nos capítulos seguintes deste livro — requer sempre uma justificativa prévia. Poucos autores, contemporâneos ou não, mereceram uma similar atenção por parte da crítica.

heroisPCB - [Mauro Santayana] O recorde batido por Batman x Superman no Brasil, de maior bilheteria arrecadada em um fim de semana de estreia – quase 35 milhões de reais – com um roteiro abaixo de crítica e direito, nas filas intermináveis...

editadoALLAN trailersEstados Unidos - Le Monde Diplomatique - [Benoît Bréville] Nos Estados Unidos, mesmo os pobres podem se tornar donos de uma “casa” própria: basta comprar uma casa móvel, por um preço um pouco maior que o de um carro, e depois encontrar um terreno para estacionar. Entretanto, é desse ponto em diante que as dificuldades começam.

640px Lumia 950XLDiário Liberdade - [Jean Alves] Obs: O X que é usado é para o boicote a gramática, uma disciplina dogmática que reforça e omite o patriarcado e o racismo..

360px Swiss Federal Assembly session with spectators galleryDiário Liberdade - [Jean Alves] Frequentemente ouvimos a frase;“tal pessoa é despolitizada”.

FrenteBrasilPopular0310Brasil - Blog do Renato Rabelo - [Renato Rabelo] O Brasil neste momento chega ao paroxismo da desordem jurídica, aprofundando a polarização política e social, colocando em xeque a democracia duramente conquistada. O povo e a nação se encontram diante de uma encruzilhada de sentido histórico, que importará no destino do país para seu avanço ou retrocesso civilizacional.

13362749485 11806eb389 zDiário Liberdade - [Jean Alves] O vício e a dependência são refúgios para as pessoas que nascem perdendo o rosto.

pag16Le Monde Diplomatique - [Serge Halimi] Com o pano de fundo de uma persistente crise econômica na maior parte dos países ocidentais, a emergência de novas forças de contestação testemunha uma enorme impaciência política. Ela se transforma com frequência em revolta. E a esquerda governamental constitui cada vez mais um de seus alvos preferidos.

socratesLaboratório Filosófico - [Rafael Silva] Da filosofia, na sua séria investigação do real, não se espera que brinque em serviço.

AmpulhetaLeMonde2015Le Monde Diplomatique - [Serge Halimi] Não sou contra todas as guerras. Eu me oponho a uma guerra imbecil, irrefletida, uma guerra fundada não na razão, mas na raiva.

pag 321Coreia do Norte - Le Monde Diplomatique - [Martine Bulard] Após 63 anos do fim da guerra que dividiu a Coreia, nenhum acordo de paz foi assinado para normalizar as relações entre os países. No Sul, políticos conservadores ruminam uma absorção do Norte segundo o modelo da reunificação alemã, operada pelo nocaute do regime comunista.

150316 violenciaEsquerda Diário - [Gilson Dantas] Dühring, com quem Engels, como se sabe, vai abrir polêmica, imaginava que a violência era a fonte ou a matriz original da política.

sapos finalLe Monde Diplomatique - Do entretenimento ao noticiário, passando pelos discursos políticos, o recurso à comoção tornou-se uma figura impositiva da vida pública. Se as emoções, positivas ou negativas, enriquecem a existência, elas também impõem formidáveis desafios à democracia, uma vez que substituem a reflexão.

140316 plaResistir - [Daniel Vaz de Carvalho] O planeamento democrático do desenvolvimento tem-se mantido quase que totalmente fora da discussão e da análise política.

bombResistir - [Arundhati Roy] É uma casa ou um lar? Um templo para a nova Índia ou um armazém para os seus fantasmas? Desde que Antilha chegou a Altamont Road, em Bombaim, com mistério e ameaça silenciosa, as coisas não têm sido as mesmas. "Aqui estamos nós", disse o amigo que me levou lá, "preste homenagem ao nosso novo soberano".

040316 amEstado espanhol - O Diário - Nesta entrevista Ángeles Maestro analisa o actual momento político no Estado espanhol, constacta a falta de credibilidade das forças políticas institucionais e o início do ocaso de Podemos.

FILOSOFIA-ESPECIALIZACAO-SEM-FILOSOFIALaboratório Filosófico - [Rafael Silva] Desde sua vitória sobre os poetas e os sofistas da Grécia antiga, a filosofia atravessou vinte séculos como herdeira legítima e detentora da verdade.

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.