1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

240815 nazisAlemanha - Esquerda - A cidade de Heidenau, no leste alemão, foi palco de ataques violentos contra o centro de acolhimento de refugiados no fim de semana. Mais de 30 polícias ficaram feridos durante os confrontos.


As noites de sexta e sábado foram marcadas por ataques de neonazis com pedras, garrafas e petardos. A polícia montou um cordão de segurança em redor do antigo armazém que servirá de abrigo a 600 refugiados nesta cidade perto de Dresden.

O presidente da Câmara, Jürgen Opitz, apelou à população de Heidenau, uma pequena cidade de 16 mil habitantes, que demonstrem a sua solidariedade com os refugiados. No domingo à tarde, algumas centenas de antifascistas manifestaram-se junto ao centro de acolhimento, e o autarca sofreu ameaças.

Angela Merkel não reagiu publicamente no fim de semana, mas o seu vice-chanceler Sigmar Gabriel anunciou uma visita à cidade esta segunda-feira, a pedido do autarca, enquanto o ministro do Interior, Thomas de Maiziere, prometeu aplicar “a força total da lei” contra a violência dos neonazis.

O líder do sindicato alemão da polícia alertou para o crescimento do terrorismo neonazi na Alemanha, numa altura em que o país se prepara para acolher 800 mil refugiados este ano. Por seu lado, a co-presidente do Die Linke, Katja Kipping, afirmou que “caiu a máscara” ao movimento Pegida, que até aqui beneficiou da tolerância e silêncio da direita alemã, ao mesmo tempo que criticou a polícia por estar mais preocupada com as manifestações antifascistas do que com os bandos nazis.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.