1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

050715 holandaHolanda - Esquerda Diário - Mais de 30 pessoas foram detidas na noite de quarta-feira, a terceira consecutiva de revoltas em Haia, depois que um homem de 42 anos, nacional da ilha caribenha de Aruba, que pertence ao “Reino dos Países Baixos”, denominação oficial do país que engloba a Holanda e algumas de suas posses colônias. Mitch Hernandez, morreu enquanto estava sob custódia policial.


Centenas de jovens se reuniram em uma zona central da cidade e começaram a lançar garrafas contra a polícia, segundo informa nesta quinta-feira o site de notícias "Dutchnews".

Os agentes utilizaram cavalos e mangueiras de água para tentar dispersar a multidão.

Na noite de terça-feira, a polícia deteve igualmente outras 11 pessoas, por distúrbios similares ocorridos também em um bairro de Haia.

Mitch Henriquez, de férias na Holanda, morreu no domingo em um hospital, após ter sido golpeado e algemado pela polícia durante um concerto ao ar livre da UB40, que aconteceu no sábado passado em um parque de Haia.

Henriquez, que estava com uns amigos quando ocorreram os fatos, começou supostamente a gritar durante o concerto que estava armado.

Em pouco tempo, quatro policiais se lançaram sobre ele, segundo testemunhas, e o homem foi jogado no chão e algemado, aparentemente inconsciente.

Posteriormente foi arrastado a uma caminhonete policial, segundo revelam diferentes vídeos gravados por testemunhas dos fatos.

Na quarta-feira, a promotoria de Haia indicou que a causa provável da morte de Henriquez foi a falta de oxigênio, causada pela intervenção dos policiais durante sua detenção. Um “Eric Garner” de um ex-colônia.

Tanto o ministro da Justiça holandês, Ard van der Steur, como o prefeito de Haia, Jozias van Aartse, se declararam, com todo direito a lágrima de crocodilo, comovidos depois conhecer esse relatório preliminar e fizeram uma chamadaà população para que mantivesse a calma.

Em um primeiro momento, a promotoria tinha concluído que Henriquez começou a passar mal enquanto estava na parte traseira do veículo policial. No entanto, a versão foi “corrigida” depois que foram publicados na internet os vídeos com as imagens do fato, indicam os meios de comunicação holandeses.

"Parece, a partir do vídeo, que uma pessoa tem problemas e que não está recebendo suficiente atenção. É preciso uma investigação para estabelecer se esse é o caso", disse o ministro em entrevista à radiotelevisão "RTL".

As manifestações na Holanda, com importante participação de imigrantes, setores negros e muçulmanos escancaram como também neste imperialismo, tido como mais democrático, a situação dos imigrantes, e dos negros remete ao tratamento dado pela polícia americana aos negros.

A morte do arubenho Mitch Henriquez do mesmo modo que morreu Eric Garner nas mãos da polícia nova-iorquina dá mais uma mostra como de um lado do Atlântico ou do outro a situações dos negros, dos imigrantes, das pessoas de cor se deterioram. Por outro lado, esta revolta na capital administrativa dos Países Baixos mostra também uma contestação a este racismo também no coração da Europa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.