1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

230415 freddieEstados Unidos - Prensa Latina - As autoridades federais estadounidenses investigam hoje as circunstâncias em que morreu um jovem negro na cidade de Baltimore, Maryland, fato que provocou protestos de milhares de cidadãos.


As autoridades federais estadounidenses investigam hoje as circunstâncias em que morreu um jovem negro na cidade de Baltimore, Maryland, fato que provocou protestos de milhares de cidadãos.

Segundo fontes oficiais, a polícia não tinha motivos para prender Freddie Gray no dia 12 de abril passado, depois que os agentes avistaram ele e outro sujeito, no momento em que ambos saíram correndo, segundo as autoridades.

Após sua detenção, Gray foi posto em um veículo e 30 minutos depois levado de urgência, em estado crítico, a um hospital, onde morreu no domingo último, segundo o vice-comissário de polícia Jerry Rodríguez, devido à uma lesão medular significativa.

A investigação federal está dirigida a determinar as causas pela qual o jovem afro-estadunidense foi detido, disse o comissário de polícia Anthony Batts.

A morte de Gray, de 25 anos, converteu-se no mais recente símbolo no debate nacional sobre o tratamento policial aos afro-estadunidenses, mais ainda em uma cidade onde o prefeito e o comissário da polícia são negros.

Segundo a polícia local não há provas de que seus oficiais utilizaram a força, no entanto, a família de Gray acusa o departamento de ocultação, e na terça-feira o Departamento de Justiça abriu uma investigação de direitos civis pela sua morte.

O caso toma um novo rumo depois de manifestações em Baltimore contra a violência policial e a suspensão de seis oficiais vinculados ao caso.

A morte do jovem alimenta o debate na localidade, sobre se a liderança afro-americana aqui pode administrar melhor as acusações de violência policial que em cidades como Ferguson, Missouri, e o norte de Charleston, Carolina do Sul, onde os governos são dominados por brancos.

Segundo o diário The New York Times, a polícia de Baltimore não divulgou as características dos seis agentes suspensos.

Quando ocorreu o incidente em Ferguson, um relatório inicial do departamento de Polícia não identificou violação de direitos da vítima, no entanto, uma investigação posterior do Departamento de Justiça admitiu um duro relatório que detalhou práticas abusivas e discriminatórias quando se aplicava a lei.

Em 2006 um grupo de defensores dos direitos civis denunciaram a cidade de Baltimore pela existência de um amplo padrão de abusos em que as pessoas foram detidas de forma rotineira sem causa provável.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.