1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

270814 poroshUcrânia - Resistir - [Coronel Cassad] Mais uma vez, voltamos à essência da junta de Kiev – a algo que alguns tendem a negar.


Vamos tomar a definição clássica de fascismo de Georgi Dimitrov, a qual foi considerada a mais clara definição do ponto de vista da teoria comunista na URSS.

"Fascismo é uma ditadura terrorista aberta dos elementos mais reaccionários, mais chauvinistas, mais imperialistas do capital financeiro... O fascismo não é nem o governo para além das classes nem o governo da pequena burguesia ou do lumpen proletariado sobre o capital financeiro. Fascismo é o governo do próprio capital financeiro. É um massacre organizado da classe trabalhadora e da parte revolucionária do campesinato e da intelligentsia. O fascismo na sua política externa é a espécie mais brutal de chauvinismo, a qual cultiva o ódio zoológico contra outros povos".

Dentre as várias definições, esta é a que considero a mais correcta e a que adopto ao considerar o grau de fascismo em um regime.

Vamos examinar as correspondências entre diferentes características da junta de Kiev e esta definição.

1. Como podemos ver, os oponentes da junta de Kiev são abertamente aterrorizados, o que inclui extermínio físico, intimidação, captura de reféns, prisões sem autorização legal, sequestros, tortura e outros elementos do terror. Um pequeno grupo de pessoas que chegou ao poder por intermédio de um golpe autoriza e supervisiona este terror. Esta ditadura é estreitamente reaccionária e representa as formas mais radicais do nacionalismo integral ucraniano e do fascismo, as quais, como indicam as declarações feitas por "Yarosh" , não ocultam suas tendências imperialistas, primariamente a expensas da Federação Russa capitalista.

2. A Ucrânia é governada pelos representantes do grande capital financeiro. Bilionários concorrem com milionários para a presidência. Os candidatos mais prováveis são o bilionário Poroshenko e a milionária [Yulia] Tymoshenko [NR] . O bilionário Kolomoisky é um dos grandes poderes da Ucrânia. Os bilionários Taruta e Akhmetov foram enviados para pacificar a rebelião no Donbass. Por outras palavras, podemos ver uma clara implementação do governo pelos representantes do grande capital financeiro. Não é Poroshenko um grande capitalista financeiro? Não é Kolomoisky um grande capitalista financeiro? Portanto, negar a essência dos beneficiários chave do golpe sugere ou um flagrante mau entendimento da essência do capitalismo ou o desejo de preservar modelos desgastados.

3. O governo é implementado tanto através da opressão das massas inconscientes do proletariado como do terror aberto contra a parte da classe trabalhadora, intelligentsia e pequena burguesia que fala abertamente contra a ditadura fascista e o monopólio do governo pelo grande capital. O grande capital torna-se o próprio regime e os esquadrões fascistas tornam-se seus instrumentos para construir o sistema fascista de governo, o qual se fundamenta numa ditadura terrorista.

4. Não é muito difícil reconhecer que o fascismo ucraniano cultiva o ódio em relação a outros povos na sua política interna e externa – primariamente contra os russos e, num menor grau, contra os polacos. Também há considerável anti-semitismo. A russofobia é realmente a pedra angular na ideologia do regime de Kiev, o qual advoga abertamente a opressão e o extermínio de pessoas com base na sua etnicidade, cultura e linguagem.

Assim, como se pode ver, a situação na Ucrânia cumpre a 100% a definição clássica de Dimitrov. Isto é exactamente fascismo, na sua forma mais clássica e pura.

 

16 de maio de 2014

 

[NR] O artigo foi escrito antes das "eleições", realizadas na parte ocidental da Ucrânia em 25 de maio de 2014, que guindaram Poroshenko à presidência.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.