1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Mais de metade de valencianos não fala a língua própria e apenas o 26,4% sabe escreve-la

081210_valenciaPaísos Cataláns - Racó Català - [Traduçao do Diário Liberdade] A Conselharia de Educação mascara os resultados ao somar o grupo que a sabe falar correctamente (48,5%) com o que a fala pouco ou com dificuldades (28,2%) para obter um 76,7% que mostraria que 'o valenciano se adapta bem à nova situação'.


Só o 48,5% dos habitantes do País Valenciano falam sem dificuldades a língua própria, enquanto um 51,5% fala-o muito pouco ou nada. É uma das principais conclusões do inquérito "Conhecimento e Uso Social do Valenciano" que apresentou a Generalitat valenciana nesta terça-feira. Apesar os dados, o governo valenciano com o conselheiro de Educação Alejandro Font de Mora na cabeça, assegura que o 76,7% sabe fala-lo (e o 93,9% entendem-o). A diferença? Educação soma ao 48,5% dos valencianos que conhecem bem a língua, o 28,2% que o sabe falar pouco ou com muitas dificuldades, até conseguir o 76,7% total. Com respeito ao catalão escrito, um 41,7% assegura não saber nada, um 31,9% "um pouco", um 11,8% bastante bem e um 14,6% domina-o "perfeitamente" (em total um 26,4% entre as duas últimas opções). E finalmente, com respeito a o uso da língua, só um 28,9% exprime-se em valenciano. "Apesar as cifras, o conselheiro Font de Mora assegurou que o estudo indica que o valenciano "se está a adaptar bem a uma nova situação própria duma sociedade moderna, com grande mobilidade desde o ponto de vista demográfico, que está a experimentar a incorporação de muita gente de outros territórios e de outros países".

No entanto, nas comarcas espanhol-falantes do País Valenciano, apenas um 10% sabe-a perfeitamente. Assim um 90% assegura que não, repartidos entre um 28,9% que a usa "pouco" e um 61,1% "nada". Nas comarcas catalão-falantes, um 54,3% sabe-a bem ou perfeitamente bem, um 28,1% "um pouco" e um 17,6% nada.

Os resultados deste inquérito (o último foi o 2005) publicam-se um mês depois que a Generalitat valenciana decidisse reduzir em quase dois milhões de euros o orçamento da partida de Promoção e uso do valenciano. De cara o 2011 só destinar-se-ão 5.131.990 euros, quase um milhão menos que no ano passado, tendo em conta que então já se reduziu um terço respeito no ano anterior.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.