1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Mineiros artesanais lutam para que se melhore a segurança nas jazidas

250810_chile_jazidas-mineirosChile - TeleSur - O presidente de Pirquineros (mineiros artesanais), Ignacio Nazar, assegurou nesta terça-feira que continuam em luta para melhorar as condições de segurança dentro das minas do Chile, e evitar acidentes como o ocorrido há 19 dias que mantém presos, até a data, 33 trabalhadores na jazida San José, ao Norte do país.


"Estamos lutando para que em nosso país ponham em marcha a declaração 176 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)" em relação ao convênio sobre segurança e saúde nas minas conseguido no ano de 1995, expressou Nazar em uma entrevista exclusiva para a teleSUR.

Este regulamento obriga os proprietários das minas a manter a vigilância da segurança e da saúde, a inspeção das jazidas de maneira rotineira, a notificação e a investigação dos acidentes fatais ou graves, dos incidentes perigosos e da faculdade da autoridade competente para suspender ou restringir as atividades mineiras em caso em que seja necessário, entre outros.

O líder sindical assegurou que continuam na luta para melhorar a "segurança nas minas para que as pessoas entrem seguras e saiam seguras, neste momento a mineração tem sim um pouco de segurança, mas não a suficiente, pois tem suas falhas, seus problemas, e por isso morre gente".

Nazer assinalou que há mais de dez anos foram feitas diferentes denuncias ante os tribunais competentes em caso de violações aos regulamentos de segurança que se efetuam nas minas do Chile, mas até o momento não houve resposta em favor dos trabalhadores.

"As denúncias estão sendo feitas há muito tempo (...) tanto dentro da mina como as enfermidades profissionais, tanto silicose como poeira de suspensão, estamos falando desde antes o ano 2000 que estão postas nos tribunais coisas que todavia não foram colocadas em marcha".

Atualmente, 33 mineiros se encontram presos a cerca de 700 metros da superfície, após um deslizamento ocorrido há 19 dias na mina San José. Os trabalhadores que conseguiram sair com vida indicaram que a jazida tinha muitas falhas

A notícia é da TeleSur através de Adital

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.