1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

A cada duas horas é assassinada uma mulher no Brasil por violência de gênero

110710_brunoBrasil - DL - Segundo o estudo do Mapa da Violência 2010, a maioria das mulheres que são vítimas da violência de gênero estão entre as idades de 18 a 30. A maior parte dos assassinatos das fêmeas estão relacionados com membros de sua família.


O capitão da equipe de futebol Flamengo foi privado de sua liberdade pela morte de sua ex-namorada, a modelo Elisa Samudio. (Foto: EPA)

A Organização não-governamental (ONG) Instituto Sangari divulgou neste domingo após um estudo denominado Mapa da Violência 2010, que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil por parentes, esposos, namorados, ex-namorados ou homens que foram recusados por estas.

Segundo o estudo "Mapa da Violência 2010", a média leva o Brasil ao lugar número 12 entre os países que registram mais mortes violentas de mulheres, apontou o texto.

Ainda assim, o informe indica que os 40% das mulheres assassinadas na nação sul-americana tem entre 18 e 30 anos de idade.

O Instituto Sangari aponta que a maioria dos casos dos casos de assassinatos das brasileiras está relacionado diretamente com a violência familiar.

Os 68% dos filhos são testemunhas das agressões físicas sofridas por suas mães e cerca de 15% destes são também vítimas diretas deste tipo de violência, segundo o serviço de denúncias telefônicas do Governo Federal.

De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, entre os anos de 1997 e 2007, o número de denúncias por violência contra a mulher aumentou em 100% no Brasil, sendo o Rio de Janeiro (sudeste) a cidade com maior índice de mortes por crimes passionais a cada 24 horas.

No mês de junho passado a nação sul-americana ficou consternada pela morte da advogada Mercia Nakashima, de 28 anos de idade, quem foi vítima de seu ex-namorado, o também advogado e ex-policial Mizael Bispo.

Bispo está foragido da justiça depois de tentar desaparecer com o cadáver em uma lagoa nas redondezas de São Paulo (sudeste).

Outro caso impactante foi o da modelo Eliza Samudio, de 25 anos, cujo cadáver ainda não fora encontrado. Esta foi assassinada, ao que parece, pelo goleiro e capitão da equipe de futebol Flamengo, Bruno Fernandes, quem foi privado de sua liberdade na semana passada junto a outros cinco suspeitos que participaram no crime.

Os acusados deverão responder ante a Justiça brasileira pelos crimes de sequestro, assassinato e ocultação do cadáver da modelo, assim como pelo sequestro de seu bebê, cujo pai supostamente é o jogador.

Samudio havia registrado no ano passado uma denúncia contra o futebolista por ameaças a sua integridade e para que reconhecesse a paternidade de seu filho, que na atualidade tem quatro meses.

 

110710_lugar12

Brasil está no lugar número 12 entre os países que registram mais mortes violentas de mulheres. (Foto: EPA)

 

Com informações da TeleSUR, EFE, elespectador.com, kg – FC

Tradução: Lucas Morais


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.