1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

Pressão de agência nacional de notícias contra greve de trabalhadores de Belo Monte?

040412_nortenergiaBrasil - Diário Liberdade - A Agência Brasil/Rádio da Amazônia divulgou notícia equivocada, no portal UOL, sobre os fatos que envolvem a paralisação dos trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em greve há sete dias.


Foto do exato instante em que o diretor do Consórcio Construtor Belo Monte tenta tampar a face, após puxar a câmera do jornalista Ruy Sposati.

Os trabalhadores bloquearam o acesso aos canteiros através de um ônibus, que foi retirado pela tropa de choque, hoje, logo cedo, conforme as informações do jornalista Ruy Sposati (via Twitter), que se encontra na cidade de Altamira, local da construção da obra.

De modo equivocado, a Agência Nacional informa que um “Cordão humano interrompe acesso a canteiros de Belo Monte”. Outra informação falsa da Agência Brasil é a de que “movimentos sociais insatisfeitos” participaram desse ato. A insatisfação, expressa através da greve, é dos trabalhadores, descontentes com as condições de trabalho oferecidas pela Norte Energia, consórcio responsável pela usina.

A Agência Brasil ainda informa notícia que não corresponde com o que ocorre em relação a demissões de grevistas, pois, enquanto se refere a que a “assessoria do consórcio nega que haja lista de desligamentos e diz que a intenção é continuar negociado com os trabalhadores”, Ruy Sposati relata a demissão, confirmada, de quatro trabalhadores até esta data.

O jornalista Ruy Sposati também revelou pressão do diretor da Norte Energia contra sua cobertura jornalística, chegando a tapar foto com a mão e a tentar puxar a câmera de Sposati. http://pic.twitter.com/7HNFeJh4

A despeito das pressões da Norte Energia, do sindicato SINTRAPAV (filiado à Força Sindical) e da Fenatracop, “a greve existe e resiste”, como salienta Ruy Sposati.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.